PUBLICIDADE

Terra na Copa

Pela 1ª vez, Fifa indica presidente independente e mulher no Comitê

22 mai 2012 - 09h30
(atualizado às 09h38)
Compartilhar

A Fifa anunciou nesta terça-feira a inédita indicação de um presidente de fora da entidade para o Comitê de Auditoria e Conformidade, órgão criado com a finalidade de fiscalizar outros setores da federação. O presidente "independente" é o economista e empresário suíço Domenico Scala, 47 anos, ex-executivo de várias empresas em seu país natal.

» Quem é o presidente ideal para a CBF? Veja "candidatos" e vote no melhor

Na biografia disponibilizada pela Fifa, a entidade afirma que Scala "gosta de jogar futebol nas horas vagas". A ratificação do nome do suíço para o cargo ainda depende de aprovação no congresso da federação, que acontece nesta quinta e sexta-feira, em Budapeste (Hungria).

Mais mudanças anunciadas pela Fifa envolvem a reestruturação do Comitê de Ética em um órgão com duas câmaras separadas, também com presidentes independentes. Os nomes devem ser indicados em julho deste ano, em uma reunião extraordinária que acontecerá na sede da entidade, em Zurique (Suíça).

Comitê Executivo terá dirigente mulher pela 1ª vez

Outra novidade ficou por conta de Lydia Nsekera, presidente da Associação de Futebol do Burundi e membro do Comitê de Futebol Feminino da Fifa, que se tornou a primeira mulher da história a integrar o Comitê Executivo da entidade. A posse oficial da dirigente africana acontecerá no congresso desta semana, em Budapeste.

Joseph Blatter, que deixa a presidência da Fifa em 2015, segue propondo reformas para reestruturar a entidade
Joseph Blatter, que deixa a presidência da Fifa em 2015, segue propondo reformas para reestruturar a entidade
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade