2 eventos ao vivo

Portugal respira, Itália e Bélgica se aproximam da Copa do Mundo de 2014

7 jun 2013
20h13
atualizado às 20h20

A seleção portuguesa recuperou as esperanças de classificação para a Copa do Mundo do Brasil de 2014 ao derrotar a Rússia por 1 a 0 em Lisboa, em partida do Grupo F das eliminatórias europeias, enquanto a Itália consolidou a primeira colocação do Grupo B ao empatar em 0-0 com a República Tcheca.

Portugal ocupa agora a primeira colocação do grupo, com 14 pontos, mas tem dois jogos a mais que a Rússia, segunda colocada com 12 pontos.

A equipe do treinador Paulo Bento marcou o único gol da partida aos 9 minutos de jogo com Helder Postiga, que aproveitou um cruzamento em cobrança de falta para escorar a bola de cabeça para o fundo do gol russo.

Já a seleção italiana, enfraquecida pela expulsão de Mario Balotelli a 18 minutos do apito final, sofreu nesta sexta-feira em Praga para empatar em 0 a 0 com a República Tcheca, mas consolidou a liderança do Grupo B.

Balotelli, esperança de gols dos italianos, teve que ir mais cedo para o vestiário quando recebeu o segundo cartão amarelo, consequentemente o vermelho, aos 27 minutos, após fazer uma falta em Theodor Gebre Selassie.

Mas os tchecos não conseguiram aproveitar a vantagem numérica, esbarrando na grande atuação do goleiro Buffon, que voltou à Praga dois anos depois de se casar na cidade com a modelo tcheca Alena Seredova.

Com o empate, a Itália chega aos 14 pontos, quatro a mais que a Bulgária e cinco a mais que os tchecos, todos com seis partidas disputadas.

A Bélgica se manteve no primeiro lugar do Grupo A ao derrotar a Sérvia por 2 a 1, enquanto Montenegro, que estava invicta até esta rodada, foi humilhada em casa pela Ucrânia por 4-0 no Grupo H.

Os belgas, graças aos gols de Kevin De Bruyne e Marouane Fellaini, mantiveram a campanha quase perfeita (seis vitórias e um empate) e já garantiram uma das duas primeiras colocações do grupo. A primeira dará a vaga direta para o Mundial, enquanto a segunda dá o direito de disputar uma repescagem contra outra seleção europeia.

Montenegro, que vinha de quatro vitórias e dois empates, foi goleada pela Ucrânia em partida tensa, com três jogadores expulsos, um ucraniano e dois montenegrinos.

O resultado é ótimo para a Inglaterra, que não jogou nesta sexta-feira, e poderá tomar a primeira colocação do Grupo H caso vença a Moldávia em setembro.

A Bósnia se manteve no topo do Grupo G ao derrotar por 5 a 0 a Letônia, que jogou com dez jogadores desde os 11 minutos de partida. Os bósnios têm agora três pontos de vantagem sobre a Grécia, que venceu por 1 a 0 a Lituânia.

No Grupo C, onde a Alemanha é líder disparada com 16 pontos, a luta pela segunda colocação é dura. A Áustria derrotou a Suécia por 2 a 1 e tem os mesmos 11 pontos da Irlanda, que passou pelas Ilhas Ferroe por 3 a 0, mas é a dona da vaga na repescagem por ter melhor saldo de gol.

-- Resultados desta sexta-feira das eliminatórias europeias:

2. Rússia 12 5 4 0 1 8 1 7

4. Azerbaidjão 4 7 0 4 3 3 9 -6

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade