PUBLICIDADE

Terra na Copa

Prestes a voltar ao Brasil, Valcke quer Copa "inesquecível"

12 jun 2012 - 10h31
(atualizado às 10h34)
Compartilhar

A Fifa comemora nesta terça-feira o início da contagem regressiva de dois anos para a Copa do Mundo de 2014. Em 12 de junho de 2014, a "Arena de São Paulo", como o site da entidade chama o estádio do Corinthians que está sendo construído no bairro de Itaquera, será palco da abertura da competição.

» Compare as obras para Brasil 2014 em relação a África do Sul 2010

» Quem é o presidente ideal para a CBF? Veja "candidatos" e vote no melhor

Para celebrar a data, o site da Fifa publica uma entrevista com o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke. Considerado o "homem responsável" pela organização do Mundial, o francês ressaltou que "em poucos dias" estará de volta ao País com seu "time" para visitar Brasília e outras duas cidades.

O ministro dos Esportes Aldo Rebelo, além dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) do torneio, também estarão presentes na vistoria. A visita já havia sido anunciada pela Fifa em 1º de junho, quando foi dado um prazo de "quatro semanas" para esse evento acontecer. Na ocasião, as outras cidades-sede da Copa a serem observadas de perto também não haviam sido divulgadas.

Nesta terça, a entrevista de Valcke trata pouco dos preparativos para o Mundial na entrevista. "Enquanto que os jogadores são os protagonistas-chave nos campos, as cidades-sede e os estados são os jogadores-chave para assegurar a melhor infra-estrutura possível para que times, dirigentes e os milhões de fãs tenham uma experiência inesquecível dentro de dois anos", diz.

A conversa tem como foco a discussão das Eliminatórias da Copa, que já começaram ao redor do mundo, com exceção da Europa, cujas seleções disputam atualmente a Eurocopa. "É ótimo ver toda a ação e a empolgação que o Mundial traz aos fãs e aos times em cada canto do mundo. É ótimo falar sobre o que está acontecendo no campo e não apenas sobre os preparativos do país organizador, que estão indo adiante também", afirma Valcke, sobre as partidas de qualificação para o torneio de 2014.

A dois anos da Copa, Fifa lembra "Maracanazo" e fala com Neymar e Lucas

Ainda nesta terça, o site da Fifa cita que a partida de abertura do próximo Mundial, em São Paulo, será a primeira desse porte a ser realizada no Brasil "desde a muito lamentada derrota da Seleção para o Uruguai", que decretou o título celeste na Copa do Mundo de 1950.

A página veicula ainda declarações que colheu recentemente de pessoas importantes relacionadas ao torneio de 2014. "O mundo deve saber que o Brasil está trabalhando muito duramente para fazer uma ótima Copa do Mundo", diz o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin.

"A cada segundo que passa podemos sentir a responsabilidade nos nossos ombros aumentar. Não é um sonho, e queremos mostrar que podemos ter um bom desempenho fora do campo também", afirma Ronaldo. "Estes dois anos vão voar, e temos que assegurar que os preparativos se tornem cada vez melhor", emenda Bebeto.

Na mesma nota, ainda há espaço para jovens estrelas do futebol brasileiro falarem sobre o Mundial. O atacante Neymar, 20 anos, do Santos, define-se "muito feliz por fazer parte de tudo isso", esperando que seu sonho vire realidade para "jogar a Copa do Mundo em casa e fazer bonito diante dos fãs". Já o meia Lucas, 19 anos, do São Paulo, projeta que precisará "trabalhar realmente duro para conseguir um lugar na Seleção" e completar o "sonho" de participar da competição.

Aldo Rebelo e Brasil "perdoaram" Valcke após polêmica frase sobre "chute no traseiro" do País
Aldo Rebelo e Brasil "perdoaram" Valcke após polêmica frase sobre "chute no traseiro" do País
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade