PUBLICIDADE

Terra na Copa

Recife deve ficar sem fan fest da Fifa na Copa do Mundo

14 fev 2014 - 09h50
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em 2013, "Arraiá das Confederações" foi montado pela Prefeitura do Recife em oito pontos de concentração</p>
Em 2013, "Arraiá das Confederações" foi montado pela Prefeitura do Recife em oito pontos de concentração
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

Depois de cancelar algumas das exibições de jogos em telões que seriam realizadas na Copa das Confederações por falta de público, a Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira, a desistência de realizar a fan fest da Fifa, como já tinha apurado a reportagem do Terra. A festa fecharia parte do Recife Antigo e ocorreria durante todo o período do Mundial 2014.

O secretário de Esportes e da Copa do Mundo do Recife, George Braga, anunciou que o Governo Municipal decidiu não investir fan fest. A festa seria realizada inicialmente no Marco Zero, depois foi deslocada para o Cais da Alfândega, mas a falta de interesse dos sete patrocinadores da Fifa pode deixar a capital pernambucana sem uma das principais atrações previstas para o período do Mundial 2014.

O gestor explica que inicialmente o investimento seria de R$20 milhões para 27 dias de evento. A Prefeitura do Recife chegou a fazer uma proposta para diminuir as atividades para 14 dias, o que reduziria os custos para R$11 milhões, mas agora o mais provável é que realmente não aconteça a fan fest em Pernambuco. “A gente vai fazer o São João e se puder vamos colocar telões”, explica George Braga.

Telões tiveram transmissões canceladas e comerciantes que haviam investido se decepcionaram
Telões tiveram transmissões canceladas e comerciantes que haviam investido se decepcionaram
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

Com os jogos sendo realizados na cidade de São Lourenço da Mata, a 20 quilômetros do Centro do Recife, na Arena Pernambuco, a fan fest seria o principal atrativo para turistas e recifenses que não iriam assistir aos jogos. Uma das opções pode ser tentar voltar a associar os telões aos pontos que tradicionalmente tem festas de São João na capital pernambucana, mas em 2013 os jogos da Copa das Confederações tiveram menos público do que o esperado.

Questionado sobre a resposta da Fifa, quando foram informados da decisão da Prefeitura do Recife, o secretário admitiu que a entidade não gostou do posicionamento do Governo Municipal. “A gente não teve ainda uma reunião oficial, falamos por telefone e eles não concordaram”, explicou, assegurando que conversou com Alexandre Massura (gerente de marketing das cidades-sede da Fifa).

O Governo do Estado, através da assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa, explica que prefere não se pronunciar já que a fan fest era uma atividade que estava entre as responsabilidades da Prefeitura do Recife. No fim do ano passado, houve uma alteração no projeto do Ramal Leste-Oeste, que é uma importante obra viária ligando o Recife à Arena Pernambuco e diminuiu-se o número de desapropriações e de obras na cidade de Camaragibe. Mais recentemente, foram interrompidos os trabalhos do consórcio que realiza as obras para navegação no Rio Capibaribe e a gestão estadual alegou demora nos repasses do Governo Federal.

Candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos tenta blindar sua imagem em relação à falta de recursos para obras e investimentos para o Mundial 2014. Mas o prefeito Geraldo Julio, do Recife, é do mesmo partido e foi secretário estadual antes de se candidatar ao cargo que exerce atualmente. A Arena Pernambuco foi construída em São Lourenço da Mata e tem um custo ainda não conhecido, mas a cidade também é administrada por um socialista (Ettore Labanca).

Fonte: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade