PUBLICIDADE

Terra na Copa

Rosell pode ser condenado a oito anos de prisão no Brasil, afirma jornal

24 jan 2014 - 08h31
(atualizado às 08h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ex-presidente da Nike no Brasil, Sandro Rosell é investigado por enriquecimento ilícito e falsidade ideológica, entre outros crimes; jornal espanhol lembra ligação com Ricardo Teixeira</p>
Ex-presidente da Nike no Brasil, Sandro Rosell é investigado por enriquecimento ilícito e falsidade ideológica, entre outros crimes; jornal espanhol lembra ligação com Ricardo Teixeira
Foto: Albert Gea / Reuters

De acordo com o jornal esportivo espanhol As desta sexta-feira, o agora ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, é investigado por autoridades fiscais do Brasil. O dirigente seria acusado de falsidade ideológica e fraudes em processos judiciais, e pode ser condenado a até oito anos de prisão.

Ex-presidente da Nike no Brasil e amigo pessoal de Ricardo Teixeira, Rosell é investigado ainda por lavagem de dinheiro referente ao amistoso entre Brasil e Portugal, realizado em 2008 no Distrito Federal. As autoridades brasileiras querem a devolução de cerca de R$ 10 milhões pagos à empresa Ailanto Marketing Ltda., de propriedade de Sandro Rosell.

Rosell, que renunciou à presidência do Barcelona nesta sexta-feira em meios às denúncias de maquiagem de valores na compra de Neymar, está sob investigação desde 2013 no Brasil. Ainda como presidente da Nike, ele foi acusado de receber parte do dinheiro pago à CBF por seleções que enfrentaram a Seleção Brasileira em amistosos. O dinheiro era depositado em contas de suas empresas nos Estados Unidos e em Andorra.

Ricardo Teixeira renunciou à presidência da CBF em carta no dia 12 de março de 2012, também sob acusações de enriquecimento ilícito. Segundo o jornal espanhol, porém, antes de deixar o cargo, Teixeira deixou acordado que as empresas de Rosell recebam parte da verba dos amistosos da Seleção Brasileira até 2022.

Rosell ainda teria sido sócio da mulher de Teixeira, Ana Carolina Wigand Pessanha Rodrigues, em negócios com imóveis no Rio de Janeiro no valor de mais de R$ 7 milhões.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade