PUBLICIDADE

Terra na Copa

Seleções sul-americanas jogam de olho nas partidas de março das Eliminatórias

5 fev 2013 - 16h31
(atualizado às 16h47)
Compartilhar

De olho nas duas rodadas de março das Eliminatórias sul-americanas, Chile, Colômbia, Paraguai, Bolívia e Peru, entram em campo nesta quarta-feira, em amistosos internacionais, com destaque para o primeiro teste importante de Jorge Sampaoli, no comando da seleção chilena, contra o Egito.

No Estádio Vicente Calderón, em Madri, na Espanha, o treinador - que chegou a ser especulado no Cruzeiro, Flamengo e São Paulo, em 2012 - contará pela primeira vez com jogadores "estrangeiros". Em janeiro deste ano, Sampaoli comandou o Chile contra Senegal e Haiti, apenas com jogadores locais, por não se tratar de datas Fifa.

Em sexto lugar nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, o ex-comandante da Universidad do Chile tem como missão colocar a 'La Roja' na zona de classificação para o Mundial do Brasil. O teste de amanhã é o único com força máxima antes dos duelos contra Peru e Uruguai, em março.

A base para o amistoso não é muito diferente da montada pelo antecessor de Sampaoli, Claudio Borghi. Com isso, titulares habituais do ex-técnico, como o goleiro Claudio Bravo, os meias Gary Medel e Mauricio Isla, e o atacante Alexis Sánchez, devem aparecer no onze inicial amanhã.

O Egito, por sua vez, segue sendo liderado pelo veterano Mohammed Aboutrika, de 34 anos, que disputou o último Campeonato Mundial de Clubes pelo Al-Alhy. Essa é a primeira convocação do técnico americano Bob Bradley, depois do retorno da disputa do Campeonato Egípcio, um ano depois da tragédia de Port Said.

A seleção colombiana, por sua vez, contando com Falcao García, terceira colocada nas Eliminatórias sul-americanas, enfrentará um adversário mais tranquilo, a seleção da Guatemala, no SunLife Stadium, em Miami, nos Estados Unidos.

No time titular de José Pekerman deve voltar a aparecer o volante Edwin Valencia, do Fluminense, assim como o ex-palmeirense Pablo Armero, recém-negociado pela Udinese com o Napoli, vice-líder do Campeonato Italiano.

Quanto ao goleador Falcao García, é provável que Pekerman não o utilize durante os 90 minutos, já que o jogador do Atlético de Madrid se recupera de contusão. No domingo, contra o Betis, pelo Campeonato Espanhol, o atacante fez sua primeira partida depois de duas semanas de afastamento.

Já a Guatemala, estreia contra os colombianos seu novo técnico, Víctor Hugo Monzón, que substitui o paraguaio Ever Hugo Almeida. A seleção centro-americana foi eliminada na terceira fase das Eliminatórias, em chave que tinha Estados Unidos, Jamaica e Antígua e Barbuda.

Entre as tradicionais seleções sul-americanas, a que vive momento mais desesperador é a paraguaia, que ocupa o último lugar nas Eliminatórias sul-americanas. Amanhã, o adversário será El Salvador, no Estádio Nicolás Leoz, em Assunção. A partida terá arbitragem do mineiro Ricardo Marques Ribeiro.

Completam a rodada de amistosos envolvendo seleções sul-americanas, os duelos entre Trinidad e Tobago e Peru, em Port of Spain, e Bolívia e Haiti, em Santa Cruz de la Sierra. Além disso, duas seleções disputam amistosos na Europa, a Argentina visita a Suécia, e o Equador encara Portugal.

EFE   
Compartilhar
Publicidade