PUBLICIDADE

Terra na Copa

Separados há 37 anos, amigos argentinos se reencontram no RS

Milhares de argentinos invadem Porto Alegre e acampam em parque antes de partida decisiva contra a Nigéria

24 jun 2014 - 20h39
(atualizado em 26/6/2014 às 10h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Apesar da rivalidade dentro de campo, argentinos exaltaram a receptividade do povo brasileiro
Apesar da rivalidade dentro de campo, argentinos exaltaram a receptividade do povo brasileiro
Foto: Marcelo Miranda Becker / Terra

Um dia antes de sediar a partida entre Argentina e Nigéria, Porto Alegre já vive o clima portenho. Montado no Parque Harmonia para apresentar aos turistas as tradições gaúchas, o Acampamento Farroupilha foi tomado por carros e trailers argentinos, reunindo em um mesmo espaço hermanos de todos os cantos do mundo. Entre um churrasco e outro, dois vizinhos de barraca descobriram que ambos eram amigos de infância que não se viam há cerca de 37 anos.

Argentino reencontra amigo de infância em acampamento no RS:

“Estou sentado com meus filhos. Passa uma pessoa que me olha e diz: ‘Eu te conheço. Você é César?’ ‘Sim. Você é Carlo?’, perguntei. E ele disse ‘sim’. Tenho 51 anos, eu tinha 14 anos mais ou menos na última vez que o vi. E nos encontramos aqui, em frente à minha barraca”, relembra César Garay, emocionado com o reencontro com seu amigo.

Morador de Buenos Aires e ex-jogador do River Plate, Garay conta que perdeu contato com Carlo depois que seu amigo se mudou, ainda pequeno, para Santa Fé. “Nunca mais o vi, até o dia de ontem. (...) A grande satisfação de encontrar depois de 35, 38 anos um amigo de infância. Nós choramos. Caíram lágrimas quando nos encontramos. Algo incrível. Essa é a maravilha da Copa”, afirma Garay, que veio de carro a Porto Alegre com os dois filhos, mesmo sem ter ingressos para a partida.

“Viemos desfrutar deste clima maravilhoso, para dar uma força à nossa seleção. Somos um país fanático pelo futebol”, diz o argentino, que teve de interromper a carreira como jogador em 1984, devido a uma grave lesão no ciático. “Foi no mesmo ano em que nasceu meu filho mais velho”, conta.

Em uma barraca próxima, os amigos Diego, Mariano, Laureano e Ezequiel faziam embaixadinhas com uma bola do Racing Club, oferecendo chimarrão aos poucos brasileiros que caminhavam pelo acampamento. “Chegamos no domingo. Até agora, só conhecemos o acampamento e a Fan Fest, e está sendo maravilhoso. Todas as pessoas são muito gentis”, disse Diego, morador de Buenos Aires.

Mesmo vindos de lugares tão distantes, bastaram poucos minutos de conversa para que os argentinos acampados em Porto Alegre nutrissem laços de amizade entre si. “Todos que estão aqui, não apenas eu, nós conversamos e todos dizemos o mesmo. É incrível a atenção dispensada por vocês, de Porto Alegre, a nós argentinos. Tomara que em algum momento nós possamos fazer o mesmo com vocês, porque está maravilhoso”, disse Garay.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade