0

Sorteio da Copa esbanja grandiosidade; veja números "astronômicos"

27 jul 2011
07h19
atualizado às 09h18
Celso Paiva
Direto do Rio de Janeiro

No primeiro dia em que a imprensa pôde conhecer a estrutura montada para o sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, o que marcou os jornalistas foi um belo espaço na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Porém, ao mesmo tempo em que esbanja grandiosidade, o local gera críticas pelo alto orçamento gasto para sua construção.

Ao todo, a Prefeitura e o Governo do Rio de Janeiro, patrocinadores do evento, pagarão R$ 30 milhões para uma cerimônia que tem o seu ápice em apenas um dia, durante cerca de duas horas de transmissão para mais de 200 países. Telões, tendas gigantescas para receber a imprensa e um auditório gigante fazem parte da estrutura na capital fluminense.

A diretora-executiva do Comitê Organizador Local (COL), Joana Havelange, justificou as críticas contra o alto gasto dizendo que todo o esforço foi feito para atender as requisições da Fifa. A festa será passada para mais de 200 países e contará com cantores famosos, como a baiana Ivete Sangalo, estrelas brasileiras de futebol do passado e do presente, como os atacantes Ronaldo e Neymar, e autoridades políticas, como a presidente Dilma Rousseff.

O Terra mostra abaixo alguns dos números "astronômicos" para que a festa aconteça no próximo sábado, a partir das 15h (horário de Brasília):

- 6 caminhões de 20 metros carregando material cenográfico
- 2,5 toneladas de ferro
- painel central de LED de 225m² no palco
- 510 mil watts de energia elétrica
- 22 toneladas de equipamento de som e 25 toneladas de equipamentos elétricos
- 115 pessoas trabalhando nas operações de TV
- 5 unidades móveis da TV Globo
- 1500 pessoas envolvidas nas operações do evento
- 600 voluntários

Marina da Glória receberá o sorteio das Eliminatórias da Copa
Marina da Glória receberá o sorteio das Eliminatórias da Copa
Foto: Celso Paiva / Terra
Terra

compartilhe

publicidade
publicidade