PUBLICIDADE

Terra na Copa

Suposto áudio expõe plano de Marin para agradar dirigentes da CBF

1 abr 2013 - 23h56
(atualizado em 2/4/2013 às 09h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Em suposto áudio, Marin oferece whisky em troca de votos:

Um vídeo divulgado no YouTube por um usuário identificado como “Justic Just” acusa José Maria Marín, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de preparar um jantar para agradar dirigentes antes de uma reunião na entidade.  

O áudio não deixa claro em qual período foi feita a gravação, mas o perfil diz que a tentativa de lobby foi anterior à eleição de Marco Polo Del Nero (presidente da Federação Paulista de Futebol) ao cargo de vice-presidente da entidade máxima do futebol brasileiro. Del Nero foi eleito para o cargo em 29 de junho de 2012, contando com o aval de 27 federações estaduais e 19 dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro daquele ano – Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, alegou compromissos particulares e não compareceu à eleição no Rio de Janeiro, deixando de enviar também um representante.

Em outro momento do áudio que seria de sua voz, Marin diz que vai "presidir", o que dá a entender que a gravação pode ter sido feita antes da sua confirmação como substituto de Ricardo Teixeira, no dia 12 de março de 2012. A sua efetivação como presidente da entidade, por ser o mais velho entre os vices, abriu a vaga que seria ocupada por Del Nero na eleição de junho.       

No vídeo divulgado por Justic Just, um áudio creditado a José Maria Marín conta a um terceiro (que não é identificado) como faria para agradar os dirigentes. o nome Osório, que poderia ser do diretor financeiro da CBF Antonio Osório, é mencionado durante a explicação.

Segundo a publicação divulgada, Marín teria convidado todos os representantes com direito a voto para um jantar em um restaurante luxuoso do Rio de Janeiro, com direito a uísque. O cartola teria dito ainda que “o Ricardo (Teixeira, seu antecessor na presidência da CBF) sempre fazia em uma churrascaria”, dando a entender que a prática é antiga.

A preocupação do protagonista da gravação é com os possíveis “dissidentes” – notadamente, Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), e Ednaldo Rodrigues, mandatário da Federação Baiana de Futebol (FBF). “Vamos aproveitar para conversar com todos eles”, diz o áudio

“Justic Just”, responsável pela publicação do vídeo no YouTube, é o mesmo que divulgou, em março, outro áudio creditado ao presidente da CBF. A gravação foi divulgada no Twitter pelo deputado federal Romário, que acusou: “este último vídeo do Marin comprova que a CBF está nas mãos de uma quadrilha”.

Romário publica vídeo polêmico e pede prisão de Marin:

Marin não foi encontrado para comentar o novo áudio. Na viagem pela Europa para acompanhar amistosos da Seleção, o presidente da CBF disse à ESPN Brasil que não tinha visto o vídeo anterior e só falaria sobre futebol.

Confira a transcrição do vídeo:

“Para deixar tudo bem, mas bem aparado, eu mandei fazer o jantar para os caras (presidentes de federações e de clubes) amanhã (domingo). Pego o avião e vou amanhã mesmo para jantar com eles. O Ricardo (Teixeira) sempre fazia em uma churrascaria. Eu mandei inovar. Mesmo que gaste mais, mandei fazer no Gero (restaurante de luxo do Rio de Janeiro). Vamos agradar esses caras aí, mostrar que nós estamos fazendo melhor.”

“Mandei comprar uísque, manda umas garrafas aí. Falei para o (Antônio) Osório: ‘vamos mudar, vamos preparar bem esses caras, para segunda-feira não ter nenhuma surpresa’.”

“Se tiver algum dissidente, porque eu que vou presidir, não faz mal. Mas no jantar de amanhã, já vamos aproveitar pra conversar todos eles. Quando for segunda, todo mundo já está orientado. O Ricardo não fazia isso. O Ricardo deixava para conversar na hora, na improvisação.”

“Tem quem fazer o teatro já na véspera, cada um tem que fazer seu papel. Vamos ver quem é que vai, quem não vai deixar de levantar questão de ordem, quem é que vai para o pau, as coisas que vão se a ver. Vamos dizer, mais ou menos, um raciocínio do que poderiam apresentar. Até o negócio de vice, está entendendo? Vou fazer um apelo.”

“Então, todas as cautelas, possível e imaginável: eu estou cuidando para não ter nenhum furo lá.”

“Eu fui a primeira vez nesse Gero. O aspecto do local é totalmente diferente da churrascaria que era feitam as coisas. Tem que dar até de comer para os caras não te agredirem.”

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projetos-e-obras-copa-2014/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projetos-e-obras-copa-2014/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade