PUBLICIDADE

Terra na Copa

Taffarel aprova Júlio César no Canadá: "importante é jogar"

25 fev 2014 - 07h53
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Júlio César vai atuar pelo Toronto FC na Major League Soccer</p>
Júlio César vai atuar pelo Toronto FC na Major League Soccer
Foto: Reprodução

Titular de Luiz Felipe Scolari na Seleção Brasileira, o goleiro Júlio César acertou recentemente com o Toronto FC, clube que defenderá pelo menos até a Copa do Mundo de 2014. O arqueiro estava na reserva do Queens Park Rangers e terá no clube canadense um destino em que possa se manter ativo. Para Taffarel, isto é o importante. De acordo com o camisa 1 do tetracampeonato, era necessário que Júlio César vivesse a atmosfera de competição.

Atualmente, Taffarel faz parte da comissão técnica de Roberto Mancini no Galatasaray
Atualmente, Taffarel faz parte da comissão técnica de Roberto Mancini no Galatasaray
Foto: Getty Images

"Vai ser muito importante. Espero que ele se recupere nesse time porque o Felipão conta com ele. Ele vai ser uma peça importante, tem experiência e jogou muito bem na última Copa do Mundo", afirmou Taffarel em entrevista ao Terra.

O ex-jogador foi usado como exemplo por Scolari para defender a ida de Júlio César ao Canadá. O treinador lembrou que, em 1994, Taffarel defendia o Reggiana, que terminou a temporada 1993/94 do Campeonato Italiano na 14ª colocação, com um ponto a mais que o primeiro time rebaixado à segunda divisão. Ele tinha contrato com o Parma, mas, em busca de mais espaço, defendeu a pequena equipe de Reggio Emilia.

"É muito parecida. Estava até torcendo que o Júlio saísse dessa equipe inglesa, que fosse para uma equipe para jogar, pudesse realmente se preparar. O Felipão conta muito com ele. Sem jogar, ele iria perder muito mesmo. Até pensava que não teria condições de jogar a Copa do Mundo se continuasse assim. Agora começou a jogar, treinar de verdade, tem a responsabilidade de um jogo", disse o ex-goleiro, que atualmente vive na Turquia e trabalha como treinador de goleiros do Galatasaray.

No Toronto FC, Júlio César vai participar da Major League Soccer (MLS), a liga de futebol dos Estados Unidos. Taffarel admite que o nível é inferior em relação ao futebol italiano da década de 1990, mas considera que é suficiente para que o goleiro se prepare para a Copa de 2014.

"Tem uma diferença grande, mas o que tem que pensar é que vai treinar em um clube, vai se dedicar, mesmo que seja um outro nível. Cada país tem sua dificuldade no futebol. É um nível diferente, mas o importante é treinar e jogar. Ficar sozinho, no parque, como vi que ele estava fazendo, isso não existe. Aí sim é outra situação. Agora pode se preparar bem para uma Copa", explicou.

"Acho que a experiência que ele traz da África do Sul vai ajudar bastante. Assim como foi em 1990, quando jogamos eu, Dunga, Jorginho, Branco, Bebeto e Romário, e depois acabamos jogando em 1994. Foi fundamental. Quanto mais jogadores tiverem essa experiência, vai ajudar bastante", acrescentou o camisa 1 da Copa do Mundo de 1994.

Taffarel defende pênalti cobrado por Massaro na final da Copa do Mundo de 1994
Taffarel defende pênalti cobrado por Massaro na final da Copa do Mundo de 1994
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade