PUBLICIDADE

Terra na Copa

Táxis e vans serão vetados na Arena Pernambuco no Mundial

20 mai 2014 - 13h40
Compartilhar
Exibir comentários
Principal novidade, BRT funcionará com apenas três paradas para as partidas em Pernambuco
Principal novidade, BRT funcionará com apenas três paradas para as partidas em Pernambuco
Foto: Divulgação

O secretário Extraordinário da Copa do governo de Pernambuco, Ricardo Leitão, garantiu durante a coletiva em que foi apresentado o plano de mobilidade para o Mundial de 2014 que todos os ingressos para os cinco jogos na Arena Pernambuco estão esgotados. Com isso, serão 46 mil pessoas se deslocando para São Lourenço da Mata em cada uma das partidas. A complicadíssima operação de trânsito será fundamental para que não ocorram todos os problemas registrados na Copa das Confederações, quando houve engarrafamentos, turistas chegando atrasados e principalmente muitos problemas por conta da falta de estrutura na estação de metrô mais próxima ao estádio.

O governo do Estado, por orientação da Fifa, optou por priorizar o transporte coletivo, mas a minoria das pessoas chegará à Arena Pernambuco em apenas um tipo de veículo. Os táxis deverão parar no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), já as vans serão orientadas a estacionar no Parqtel, fazendo com que os deslocamentos por esses dois tipos de veículos sejam necessariamente complementados por uma longa caminhada ou por ônibus, que terão o preço de R$ 5 (ida e volta do Parqtel) ou mesmo por metrô e ônibus, no caso de quem descer no TIP.

"A CBF é o Brasil que deu certo", diz Parreira em nova sede:

Construído a cerca de 20 quilômetros do Recife, a Arena Pernambuco foi inaugurada poucos meses antes da Copa das Confederações e ainda é um estádio de difícil acesso mesmo para os torcedores do Náutico, clube que vem utilizando-o nos seus jogos. O torcedor que for ao Recife precisará de muita atenção para entender o processo de acesso e tentar evitar um gasto excessivo de dinheiro, já que para quem já comprou os ingressos os deslocamentos não serão baratos também para assistir as partidas do Mundial.

“Ano passado fizemos a operação limite até o TIP, porque lá o torcedor tem condições de embarcar na plataforma já existente. Não é permitido ao passageiro usar o desembarque em BR, então isso não seria uma operação legal em termos de segurança. O limite realmente é o TIP e vamos repetir a operação”, explicou a secretária executiva das Cidades, Ana Suassuna. No entanto, a reportagem do Terra flagrou turistas japoneses que pagaram um táxi para leva-los até o estádio, já que não conseguiram entender o complicado deslocamento para chegarem à partida contra a Itália, válida pela primeira fase do torneio preparatório para a Copa do Mundo.

A prioridade no transporte no Mundial será para os BRTs, que sairão dos terminais da PE-15, Avenida Guararapes e da Praça do Derby; para o metrô e também os estacionamentos periféricos. Neste ano, a UFPE não será mais utilizada e os motoristas devem se dirigir para o Parque de Exposições do Cordeiro, Parqtel ou para o RioMar Shopping, caso queiram ir de carro para pegar um ônibus para o estádio.

Fonte: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade