0

Valcke faz mistério com pote da "temida" França em sorteio da Copa

30 nov 2013
17h50
atualizado às 19h30
  • separator
  • comentários

Adversário que todos querem evitar no sorteio dos grupos da Copa do Mundo, a França ficará em um pote com seleções sul-americanas e africanas ou com outras equipes europeias que não são cabeça de chave, informou neste sábado Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa.

<p>Fran&ccedil;a n&atilde;o ser&aacute; cabe&ccedil;a de chave do Mundial no Brasil</p>
França não será cabeça de chave do Mundial no Brasil
Foto: Reuters

"Teremos duas opções: colocar diretamente a França no pote dos sul-americanos (não cabeças de chave) e dos africanos, ou realizar um sorteio entre as nove seleções europeias que não são cabeças de chave para definir qual delas integrará aquele pote", explicou o dirigente em entrevista ao jornal francês L´Équipe.

O sorteio será realizado na próxima sexta-feira em Costa do Sauípe, no litoral da Bahia.

A Fifa optou por definir os oito cabeças de chave de acordo com seu ranking do dia 17 de outubro, para não favorecer as equipes que disputaram as repescagens (soma-se mais pontos para o ranking em jogos oficiais).

Os cabeças de chave são Brasil, país-sede, e os sete primeiros colocados do ranking: Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e Uruguai.

Em 17 de outubro, a França era a menos bem ranqueada entre as seleções europeias classificadas para a Copa, posto que acabou deixando para a Rússia, quando subiu da 21ª para a 19ª posição depois da repescagem.

"A decisão final sobre a definição dos potes será tomada entre terça-feira (3 de dezembro, dia do início da reunião da Comissão de Organização da Copa) e quinta-feira (5 de dezembro, véspera do sorteio).

A Fifa já tinha explicado que o critério geográfico será mais determinante do que o ranking na definição dos três outros potes (com as seleções que não são cabeça de chave), para que os grupos possam apresentar a maior diversidade possível de continentes.

Dois países de uma mesma zona de classificação não podem ficar na mesma chave, a não ser os europeus (são 13, para apenas 8 grupos).

Se a França ficar em um pote com seleções africanas e sul-americanas, o sorteio poderá resultar em um 'grupo da morte' com Brasil, México, França e Itália, por exemplo.

--Projeção da possível composição dos potes:

. Pote 1 (Cabeça de chave): Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça, e Uruguai

. Pote 2: Estados Unidos, México, Costa Rica, Honduras, Japão, Irã, Coreia do Sul, Austrália

. Pote 3: França (ou outra seleção europeia sorteada), Chile, Equador, Costa do Marfim, Gana, Argélia, Nigéria, Camarões

. Pote 4: Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Bósnia, Croácia, Rússia (ou França, se houver sorteio que a deixar neste pote)

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
  • separator
  • comentários
publicidade