PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Terra na Copa

vc repórter: avião ganha pintura especial para a Copa em SP

Pouco antes do início do Mundial, um planador Quero-Quero do Aeroclube de Itápolis ganhou detalhes em verde e amarelo e uma bandeira do Brasil na cauda

27 jun 2014 - 21h20
(atualizado às 21h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio às aeronaves do Aeroclube de Itápolis, no interior de São Paulo, uma está chamando mais atenção. Com detalhes em verde e amarelo e a Bandeira Nacional na cauda, um planador Quero-Quero, avião de fabricação nacional, ostenta uma pintura feita, especialmente, para a Copa do Mundo de 2014.

Siga o vc repórter no Twitter

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

“A gente estava reformando os aviões. Quando chegou o momento de decidir com que cores iríamos pintar o planador, resolvemos fazer alguma coisa que lembrasse o Brasil”, explicou Josué de Andrade, presidente do Aeroclube de Itápolis. “Mas, as estrelinhas no alto não têm a ver com o número de Copas que o Brasil ganhou”, esclareceu.

Além da proximidade do Mundial, outro fator motivou a decoração verde-amarela. “As letras PLE na matrícula do planador lembraram o nome do Pelé também. Aí deixamos pronto um pouco antes da Copa”, afirmou o dirigente, que tratou de reforçar que o “PT”, também presente no registro, não tem um significado político. “Não tem nada a ver, viu?”, brincou.

Josué contou que o trabalho foi realizado pela equipe de manutenção da escola de aviação e que essa é a primeira vez que uma das aeronaves ganha pintura temática. O presidente informou também que alguns modelos da Esquadrilha da Fumaça têm aparência semelhante à que o Quero-Quero ganhou. “Quem tem algo assim é a Esquadrilha da Fumaça. Os tucanos deles têm uma cauda parecida”, disse.

Apesar de a ideia ter surgido durante uma manutenção de rotina, a perfeição da bandeira, que parece estendida na cauda do planador, tem explicação. “O menino da equipe, que pintou a bandeira, é um artista. Ele gosta disso. Com caneta e outros materiais, ele fez os efeitos. Tem uma boa noção de desenho, sim”, elogiou Josué. A ideia para a bandeira foi retirada de alguns desenhos já existentes e adaptada para a aplicação no Quero-Quero.

Segundo o dirigente, a aeronave já foi utilizada em vários voos pela cidade, mas fica parada nos dias de jogos do Brasil, quando o presidente se reúne com pilotos e funcionários no bar do aeroclube para assistir à Seleção em campo. Questionado se o avião tem dado sorte ao time do técnico Felipão, Josué foi otimista. “Até agora, sim. Vamos ver amanhã... Mas, vai dar certo”, finalizou.

Classificada em primeiro lugar no Grupo A, superando o México em saldo de gols, a Seleção Brasileira vai disputar com o Chile a vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. O duelo entre as duas equipes acontece neste sábado, às 13h (de Braslía), no Estádio do Mineirão.

O leitor Filipe Rafaeli, de Atibaia (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade