PUBLICIDADE

Terra na Copa

Vivendo jejum, Portugal busca recuperação nas Eliminatórias contra Israel

21 mar 2013 - 13h19
Compartilhar

Sob pressão de vencer, a seleção portuguesa entrará em campo nesta sexta-feira, às 8h45 (horário de Brasília) para enfrentar a seleção de Israel, concorrrente direta na luta pela liderança do grupo F das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014.

Para os adversários a partida é considerada fundamental, já que dividem a segunda colocação com sete pontos, cinco atrás da Rússia, que amanhã encarará a Irlanda do Norte, em Belfast. Vale lembrar que o primeiro colocado de cada uma das nove chaves se classifica direto para o Mundial. Os oito melhores segundos colocados lutam por quatro vagas na repescagem.

O momento ruim fica evidente com os resultados das últimas partidas da seleção lusa, afinal já são quatro jogos sem perder. A última vitória aconteceu em 11 de setembro, sobre o Azerbaijão, por 3 a 0. Depois, na Eliminatórias houve uma derrota para a Rússia (1 a 0) e um empate com a Irlanda do Norte, em casa (1 a 1). A seca se estendeu aos dois amistosos contra Gabão (2 a 2) e Equador (3 a 2).

Para buscar a vitória contra uma das surpresas destas Eliminatórias, Portugal luta para conseguir escalar o que o técnico Paulo Bento tem de melhor à disposição para o duelo. Para isso, a comissão técnica e médica tenta recuperar o meia João Moutinho, do Porto, que sofre com dores musculares. Já o meia-atacante Nani, do Manchester United, é desfalque confirmado.

Nos últimos dias, tanto o treinador como dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol buscaram minimizar a importância do duelo, descartando que ele tenha caráter "decisivo", apesar da vantagem russa, e da distância poder aumentar ainda mais em caso de derrota.

Quem está confirmado para o jogo é o maior jogador português da atualidade, Cristiano Ronaldo, que quer manter na seleção a ótima fase recente no Real Madrid, quando foi imprescindível para que a equipe espanhola chegasse às semifinais da Copa do Rei da Espanha e às quartas da Liga dos Campeões da Europa.

A seleção israelense, por sua vez, vem motivada com a possibilidade real de lutar por uma vaga na Copa do Mundo. O país só se classificou uma vez, em 1970, ainda quando disputava as Eliminatórias da Ásia e Oceania.

O técnico Eli Gutman prometeu uma equipe ofensiva, escalada no 4-3-3. A vontade de atacar é representada pela confiança no centroavante Tomer Hemed, do Mallorca, da Espanha, principal jogador do país na atualidade.

O jogo acontecerá às 13h45 (horário local), devido um pedido da Federação Israelense de Futebol, pois jogar a noite violaria a jornada do "shabat", o dia de descanso judaico.

Prováveis escalações:

Israel: Aouate; Shpungin, Ben Haim, Tibi e Gershon; Natcho, Melikson e Ezra; Benayoun, Ben Basat e Hemed. Técnico: Eli Gutman.

Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves, e Fabio Coentrão; Miguel Veloso, Raúl Meireles e João Moutinho (ou Danny); Varela, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga. Técnico: Paulo Bento.

Árbitro: Stéphane Lannoy (França).

Estádio: Ramat Gan, em Jerusalém (Israel).

EFE   
Compartilhar
Publicidade