PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Teimoso? Veja quanto Dunga mudou a convocação de 2007 a 2010

16 set 2015 - 12h30
(atualizado às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quinta (17), Dunga fará a primeira convocação para as Eliminatórias da Copa de 2018. Escolher o time que terá a responsabilidade de garantir a vaga do Brasil numa Copa do Mundo não é uma tarefa nova para o treinador. Em 2007, ele já teve a missão de montar o elenco que viria a disputar o Mundial na África do Sul.

Levando em consideração as convocações da partida entre Colômbia e Brasil (0 x 0), pela primeira rodada das Eliminatórias em 2007, e quem ele chamou em 2010, Dunga deve permanecer fiel aos nomes escolhidos. Dos 23 chamados para a Copa, dez não estiveram no primeiro jogo três anos antes. Outra característica que Dunga deve manter é a teimosia. Não importando com o quanto que a torcida pediu pela entrada e saída de alguns jogadores, o treinador fez suas escolhas, mesmo que contestado. 

Dunga começou sua primeira passagem pela Seleção em 2006 e comandou o time na Copa de 2010
Dunga começou sua primeira passagem pela Seleção em 2006 e comandou o time na Copa de 2010
Foto: Reinaldo Marques / Terra

Na oportunidade, Dunga manteve os mesmos goleiros chamados nas Eliminatórias até a Copa de 2014. Sua lista para o duelo com a Colômbia contava apenas com dois goleiros e a única diferença foi a entrada de Gomes, na época do Tottenham. Doni, que foi titular durante a conquista da Copa América daquele mesmo ano, viu Julio César atuar em praticamente todo caminho até o mundial.

Pelas laterais Maicon, Daniel Alves e Gilberto estiveram em ambas listas. Kléber, que esteve presente em diversos jogos das Eliminatórias, foi surpreendido por Michel Bastos. O atual lateral esquerdo do São Paulo, que foi convocado apenas três vezes antes da lista oficial.

Julio César foi o goleiro titular da Seleção na Copa 2010 e falhou no primeiro gol da Holanda
Julio César foi o goleiro titular da Seleção na Copa 2010 e falhou no primeiro gol da Holanda
Foto: Reuters

A zaga titular manteve-se a mesma tanto na lista das Eliminatórias quanto na Copa: Juan e Lúcio. Thiago Silva, que viria a ser o zagueiro titular em 2014, e Luisão foram para a África do Sul como reservas. Alex Silva, que depois passou por problemas pessoais, e Alex, que até hoje atua pelo Milan, estavam no primeiro jogo das Eliminatórias.

Entre os volantes Gilberto Silva e Josué permaneceram na seleção de Dunga. A mudança também foi entre os reservas. Mineiro, herói do Mundial do São Paulo em 2005, e Fernando, que estava no time campeão da Copa América, foram substituído por Kleberson, que estava em grande fase pelo Flamengo, e Felipe Melo, tido até hoje como culpado pela eliminação na Copa diante da Holanda.

Felipe Melo trocou entradas violentas com Pepe nas oitavas de final da Copa
Felipe Melo trocou entradas violentas com Pepe nas oitavas de final da Copa
Foto: Reinaldo Marques / Terra

Do meio para frente apareceram as mudança que mais confirmaram o desinteresse de Dunga pelo clamor da torcida. Na primeira Eliminatória, cabia a Elano, Júlio Baptista, Kaká e Robinho a função de criar as chances de gol. Porém os jogadores viram os colegas de posição mudarem de 2007 para 2010.

Diego, eterno parceiro de Robinho no Santos de 2002, foi trocado por Ramires, que ainda não estava no Chelsea. Ronaldinho Gaúcho, apesar da melhora de atuação no Milan, não foi para Copa. Dunga optou por levar 4 atacantes e apostou em Luís Fabiano para a campanha de 2010.

Além de Robinho, o ataque em 2007 era composto por Vágner Love e Afonso Alves. Nenhum dos dois estiveram na lista de 2010. Mesmo com a forte campanha pela ida de Ganso e Neymar, Dunga preferiu levar Nilmar e Grafite, nome que mais chamou a atenção por ter sido chamado apenas duas vezes para a Seleção.

Lembra dele? Afonso Alves foi atacante da Seleção em 2007
Lembra dele? Afonso Alves foi atacante da Seleção em 2007
Foto: Getty Images

Agora em sua segunda passagem, Dunga já mostrou que fará testes no time, como a entrada de nomes como Douglas Costa (que já se firnou) e o retorno de Kaká (único que também esteve em 2007). Porém, se manter as características que suas listas mostraram entre 2007 e 2010, é possível que a base da Seleção para 2018 já esteja jogando contra o Chile no mês que vem.

Kaká é o único jogador das listas de 2007 e 2010 que pode ser convocado novamente por Dunga
Kaká é o único jogador das listas de 2007 e 2010 que pode ser convocado novamente por Dunga
Foto: Getty Images

Veja lista dos convocados da primeira rodada da Eliminatória em 2007 e da Copa do Mundo de 2010:

Colômbia x Brasil - 2007 Copa do Mundo - 2010
Goleiros
Doni Doni
Júlio César Júlio César
  Gomes
Laterais
Maicon Maicon
Daniel Alves Daniel Alves
Gilberto Gilberto
Kléber Michel Bastos
Zagueiros
Juan Juan
Lúcio Lúcio
Alex Luisão
Alex Silva Thiago Silva
Volantes
Gilberto Silva Gilberto Silva
Josué Josué
Mineiro Felipe Melo
Fernando Kleberson
Meias
Elano Elano
Júlio Baptista Júlio Baptista
Kaká Kaká
Diego Ramires
Ronaldinho Gaúcho  
Atacantes
Robinho Robinho
Vágner Love Grafite
Afonso Alves Nilmar
  Luis Fabiano
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade