PUBLICIDADE
Logo do Seleção Peruana

Seleção Peruana

Favoritar Time

Brasil x Argentina? Chile e Peru fazem clássico bom e quente

29 jun 2015 - 22h39
(atualizado em 30/6/2015 às 07h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O tão esperado encontro entre Brasil e Argentina na semifinal da Copa América não aconteceu, graças à eliminação do comandados de Dunga diante do Paraguai, nas quartas. Mas isso não quer dizer que o torneio ficou sem um grande clássico nesta fase. Chile e Peru, que têm uma das rivalidades mais antigas e acirradas da América do Sul, protagonizaram um jogo excelente e com tudo que uma partida assim deve ter: gol polêmico, expulsão, lances mais duros e, claro, lindas jogadas. Melhor para os locais, que venceram por 2 a 1.

A animosidade entre os rivais é antiga e data desde a Guerra do Pacífico, que durou de 1879 a 1883 e colocou chilenos batalhando contra peruanos e bolivianos por território. O Chile venceu o conflito, anexou terras, e até hoje muitos peruanos são ressentidos por causa disso. O Peru até tentou reaver a província de Tarapacá, por exemplo.

Alexis Sánchez deu muito trabalho à defesa peruana nesta segunda-feira
Alexis Sánchez deu muito trabalho à defesa peruana nesta segunda-feira
Foto: Carlos Vera / Getty Images

É claro que a rivalidade passou facilmente para o futebol. Prova disso é que, antes do jogo, cartões verdes com uma mensagem de "união na América do Sul" foram distribuídos à torcida, para evitar vaias ao hino peruano - o que já ocorreu em duelos anteriores entre as seleções. Desta vez, funcionou, e os chilenos respeitaram os adversários na hora dos hinos no Estádio Nacional de Santiago.

Quando a bola rolou, porém, o clima logo esquentou. Já no começo, Vidal e Zambrano se desentenderam e trocaram empurrões. Cada dividida era disputada com toda a vontade do mundo, e logo os peruanos passaram a se irritar com algumas faltas não marcadas. Quando Zambrano foi expulso corretamente por um chute nas costas de Aránguiz ainda no primeiro tempo, parecia que a tensão ia explodir de vez.

Até a presidente do Chile, Michelle Bachelet, participou de ato contra vaias ao hino peruano
Até a presidente do Chile, Michelle Bachelet, participou de ato contra vaias ao hino peruano
Foto: Daniel Jayo / Getty Images

O Peru, porém, respondeu na bola, e não na pancada. Mesmo com um a menos, a equipe de Ricardo Gareca jogou de forma inteligente e não abriu mão de atacar, principalmente em contragolpes e cruzamentos. Depois do Chile abrir o placar com um gol irregular - Vargas estava ligeiramente impedido -, os peruanos buscaram a igualdade no segundo tempo de forma heroica.

Aí, a torcida da casa se fez presente. O coro de "vamos chilenos" tomou o Nacional após o gol de empate do Peru, e não demorou para Vargas acertar o chutaço que definiu a classificação à final. E o mesmo Vargas faria o terceiro gol da noite, se o lance não tivesse sido anulado incorretamente por impedimento.

E como todo bom clássico, houve emoção até o final. Bravo teve que trabalhar um pouco mais para evitar chegadas perigosas dos peruanos, e Vidal parou em ótima defesa de Gallese nos minutos finais. Se não foi o melhor jogo da Copa América até aqui, certamente está no pódio. Uma partida que fez jus à rivalidade e à história de Chile e Peru.

Que tal um choripán? As comidas do estádio de Chile x Peru:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade