0
Logo do Copa América
Foto: Terra

Copa América

Copa América

Dunga tira Oscar por lesão e convoca Casemiro como surpresa

Mowa Press / Divulgação
5 mai 2015
11h06
atualizado em 16/6/2015 às 07h14
  • separator
  • comentários

A Seleção Brasileira que viajará ao Chile para disputar a Copa América de 2015 está definida. Nesta terça-feira, o técnico Dunga anunciou a lista de convocados para o principal torneio da temporada e, diferente do que era esperado, surpreendeu. Se todos os jogadores escolhidos já haviam sido chamados para amistosos desde a volta do treinador ao comando nacional, ele optou por deixar de fora um dos pilares da nova geração do futebol brasileiro: Oscar. Para o lugar do meia do Chelsea, foi convocado o ex-cruzeirense Everton Ribeiro, atualmente no Al-Ahli - o que gerou controvérsia. Outra surpresa foi a presença do volante Casemiro, do Porto.

A grande novidade da lista anunciada por Dunga foi a ausência de Oscar. O camisa 11 foi titular da Copa do Mundo e, ao lado de Willian e Neymar, formava o "trio mágico" da nova equipe verde e amarela. A não convação do meia, porém, tem justificativa: uma lesão de grau 2 na coxa direita

"O Oscar teve uma lesão durante o último treinamento no Chelsea. Conversamos com o Mourinho e com o médico do Chelsea. A recuperação vai ser um pouco prolongada, e ele não vai estar nas melhores condições durante a Copa América. Então, contamos com ele depois do torneio. Achamos melhor ele estar preparado para os jogos das Eliminatórias", explicou Dunga.

Oscar começou a preocupar os torcedores do Chelsea quando deixou o campo lesionado no intervalo da partida diante do Arsenal, há uma semana, pelo Campeonato Inglês. O brasileiro se chocou com o goleiro Ospina, sentiu tontura e teve suspeita de concussão. Assim, ficou de fora dos dois últimos jogos do time londrino, diante de Leicester e Crystal Palace. Esta lesão na coxa direita, de grau 2, contudo, não tem nada a ver com a contusão anterior. O próprio meia lamentou, via Instagram, ser desfalque na Copa América.

 

Dunga também surpreendeu ao convocar Casemiro. Ramires e Souza vinham tendo mais chances com o treinador, mas o volante ex-São Paulo é titular do Porto e tem evoluído na Europa. Ganhou uma oportunidade de ouro. O jogador, por sinal, já havia sido convocado para a Seleção, no ano passado, para os amistosos contra Turquia e Áustria. Ah... não se pode deixar de lembrar que, novamente, os clubes brasileiros serão desfalcados por compromissos da equipe nacional.

Casemiro ganhou "disputa" com Ramires e Souza e foi convocado por Dunga
Casemiro ganhou "disputa" com Ramires e Souza e foi convocado por Dunga
Foto: Fabrice Coffrini / AFP

A Seleção Brasileira se apresenta no dia 1º de junho, na Granja Comary, em Teresópolis, para iniciar a preparação para a Copa América de 2015. Serão quase duas semanas de treinamentos até a viagem ao Chile. Neste período, o time verde e amarelo disputará amistosos contra México (dia 7, no Allianz Parque) e Honduras (dia 10, no Beira-Rio).

A estreia na competição será diante do Peru, em Temuco, no dia 14. Colômbia e Venezuela completam a chave brasileira no torneio continental. O auxiliar pontual até o dia 11 de junho será o ex-volante Clodoaldo. Depois, a função será exercida por Mauro Silva.

Até o momento, a Seleção Brasileira tem o melhor desempenho pós-Copa do Mundo dentre todas as equipes que participaram do torneio. Sob o comando de Dunga, foram oito partidas e oito vitórias (sobre Colômbia, Equador, Argentina, Japão, Turquia, Áustria, França e Chile). O time canarinho marcou 18 gols e sofreu apenas dois nestes oito jogos. O artilheiro da nova era Dunga? Neymar, com oito balanços de rede.

Neymar é o artilheiro da nova era Dunga com oito gols
Neymar é o artilheiro da nova era Dunga com oito gols
Foto: Ricardo Moraes / Reuters

Cortes

Quatro atletas perderam a chance de disputar a Copa América por causa de lesões. Dunga teve de cortar o goleiro Diego Alves, o lateral-esquerdo Marcelo, o lateral-direito Danilo, e o volante Luiz Gustavo depois do anúncio da convocação. Neto, Geferson, Daniel Alves e Fred, respectivamente, foram os substitutos.

Confira a lista de atletas que jogaram a Copa América:

Posição Jogador Clube
Goleiro Jefferson Botafogo (BRA)
Goleiro Neto Fiorentina (ITA)
Goleiro Marcelo Grohe Grêmio (BRA)
Lateral Daniel Alves Bracelona (ESP)
Lateral Fabinho Monaco (FRA)
Lateral Filipe Luis Atlético de Madrid (ESP)
Lateral Geferson Internacional (BRA)
Zagueiro David Luiz Paris Saint-Germain (FRA)
Zagueiro Marquinhos Paris Saint-Germain (FRA)
Zagueiro Miranda Atlético de Madrid (ESP)
Zagueiro Thiago Silva Paris Saint-Germain (FRA)
Volante Casemiro Porto (POR)
Volante Fernandinho Manchester City (ING)
Volante Elias Corinthians (BRA)
Volante Fred Shakhtar Donetsk (UCR)
Meia Everton Ribeiro Al-Ahli (EAU)
Meia Philippe Coutinho Liverpool (ING)
Meia Douglas Costa Shakhtar Donetsk (UCR)
Meia Willian Chelsea (ING)
Atacante Roberto Firmino Hoffenheim (ALE)
Atacante Robinho Santos (BRA)
Atacante Diego Tardelli Shandong Luneng (CHN)
Atacante Neymar Barcelona (ESP)
Por lesão e eliminatórias, Dunga tira Oscar da Copa América



 

 

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade