0
Logo do Copa América
Foto: Terra

Copa América

De Afonso a Menegazzo: onde estão os 22 de Dunga em 2007?

6 mai 2015
14h24
atualizado às 15h39
  • separator
  • comentários

Você se lembra de quem eram os convocados de Dunga na última Copa América que o treinador disputou, em 2007? Os astros Kaká e Ronaldinho pediram dispensa do torneio, e o Brasil foi com uma equipe desacreditada, que muitos consideravam mesmo um "time B". Após uma estreia péssima - derrota por 2 a 0 para o México -, a Seleção avançou até a final com o brilho de Robinho e despachou a favorita Argentina por 3 a 0 na decisão.

Mas onde estão agora os 22 jogadores daquele título? Alguns aposentados, outros em fim de carreira e uma parte ainda jogando em bom nível - o próprio Robinho, por exemplo, que vai também jogar a Copa América de 2015. Relembre e confira os caminhos de cada um dos campeões de oito anos atrás.

1. Hélton
O goleiro revelado pelo Vasco está com 36 anos e segue um ídolo no Porto, mas nesta temporada perdeu a condição de titular após quase uma década para o compatriota Fabiano. Pela Seleção Brasileira, nunca mais voltou a jogar depois da Copa América de 2007, quando ficou na reserva de Doni.

Foto: Getty Images

2. Maicon
Aos 33 anos, Maicon pode já não ter o vigor constante do apoio pela direita, mas ainda joga em alto nível na Europa. Após ganhar tudo com a Inter de Milão e ter passagem apagada no Manchester City, ele defende a Roma desde 2013. Estava nos planos iniciais de Dunga em seu retorno à Seleção, mas um caso de indisciplina no ano passado o afastou da equipe nacional.

Foto: Alberto Pizzoli / AFP

3. Alex
Sensação do Santos no início dos anos 2000, o zagueiro de força física e chute potente está com 32 anos e atualmente defende o Milan, que vive péssima fase. Sem nunca ter conseguido se firmar no Chelsea, ele teve uma boa passagem pelo PSG antes de rumar para a Itália. Os constantes problemas de lesão ao longo da carreira impediram que ele se consolidasse também na Seleção, pela qual fez seu último jogo em 2009.

Foto: Twitter / Divulgação

4. Juan
Aos 36 anos, o zagueiro clássico e técnico atua hoje pelo Internacional e mantém o bom nível, apesar de costumeiros desgastes físicos pela sequência de partidas. Depois da Copa América de 2007, Juan trocou o Bayer Leverkusen pela Roma e continuou como titular da Seleção Brasileira até a Copa de 2010.

Foto: Edu Andrade/Fatopress / Gazeta Press

5. Mineiro
O volante que aliava força na marcação com boa chegada à frente está hoje aposentado, aos 39 anos. Seu último time foi um tanto pitoresco: o Koblenz, da quarta divisão alemã, onde pendurou as chuteiras em 2012. Depois da Copa América, ainda teve passagens bem apagadas por Chelsea e Schalke no futebol europeu. Em 2008, fez sua despedida da Seleção.

Foto: Divulgação

6. Gilberto
O ex-lateral esquerdo, atualmente aposentado aos 39 anos, quase nunca jogou nessa posição na parte final da carreira, a não ser pela Seleção. Além da Copa América de 2007, quando foi titular, ele foi às Copas do Mundo de 2006 e 2010 como lateral reserva. Teve uma ótima passagem pelo Cruzeiro, jogou pelo Vitória e se despediu dos gramados no América-MG, em 2012.

Foto: Reinaldo Marques / Terra

7. Elano
Aos 33 anos, Elano está em sua terceira passagem pelo Santos, com um protagonismo bem menor do que nas duas anteriores, após passagem pelo indiano Chennayin na temporada passada. Nome constante na Seleção de Dunga até a Copa de 2010, ele até chegou a ser aproveitado por Mano Menezes em 2011, mas desde então está fora dos planos verde-amarelos.

Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC

8. Gilberto Silva
Depois de nove anos no futebol europeu, Gilberto Silva encerrou a carreira no Brasil, onde atuou como zagueiro por Grêmio e Atlético-MG. Apesar de nunca ter anunciado oficialmente a aposentadoria, está sem jogar desde o fim de seu contrato com o Galo no fim de 2013. Atualmente com 38 anos, ele se manteve na Seleção e foi homem de confiança de Dunga até a Copa do Mundo de 2010.

Foto: Ramon Bitencourt / Lancepress!

9. Vágner Love
Atualmente, Love tem 30 anos e está na reserva do Corinthians, onde ainda não conseguiu engrenar e vive à sombra do ídolo Guerrero. Depois da Copa América de 2007, quando foi titular, teve poucas oportunidades na Seleção. Suas últimas duas temporadas antes de voltar ao Brasil aconteceram no Shandong Luneng, da China.

Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press

10. Diego
Está com 30 anos e jogando no Fenerbahce, da Turquia, onde tem feito temporada irregular. Apesar disso, teve excelentes momentos nos últimos anos com a camisa do Atlético de Madrid. Após a Copa América de 2007, em que foi ofuscado por Júlio Baptista, teve poucas chances na Seleção, e jogou sua última partida em 2008, nas Eliminatórias da Copa.

Foto: Getty Images

11. Robinho
Sempre confortável ao vestir a camisa da Seleção, o atacante de 31 anos também vive grande momento no Santos, que acaba de conduzir ao título do Campeonato Paulista. As boas atuações no time alvinegro e na equipe nacional garantiram mais uma convocação para a Copa América – em 2007, ele foi o principal jogador do Brasil na campanha do título. Seu futuro é incerto, já que pertence ao Milan e está vinculado ao Santos só até o meio do ano.

Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC

12. Doni
Sempre contestado no Brasil e homem de confiança de Dunga, Doni parou de jogar em 2013 após descobrir problemas de arritmia no coração. Hoje aos 35 anos, ele foi importantíssimo na conquista da Copa América de 2007, sobretudo na semifinal contra o Uruguai. Teve grandes fases na Roma e uma passagem apagada pelo Liverpool antes de parar, quando estava prestes a voltar aos gramados pelo Botafogo-SP, clube que o revelou.

Foto: Célio Messias / Agência Lance

13. Daniel Alves
Aos 31 anos, Daniel não vive mais o auge de sua carreira, mas ainda mantém um bom nível de atuações no Barcelona – clube que deve deixar ao final da temporada, após sete anos no Camp Nou. Na Seleção Brasileira, ele não teve mais chances desde que Dunga reassumiu o comando. Sua última participação foi na Copa de 2014, quando perdeu a titularidade no meio do torneio para Maicon.

Foto: Manuel Queimadelos Alonso / Getty Images

14. Alex Silva
Zagueiro promissor do São Paulo na época da Copa América de 2007, Alex Silva viu a carreira desandar nos anos seguintes, com muitos problemas extracampo. Nesta temporada, aos 30 anos, tentou uma volta ao futebol com a camisa do São Bernardo, mas foi demitido após apenas três jogos por brigar com torcedores. Após passagem pelo Brasiliense, ainda busca um clube para seguir a carreira, mas a Seleção é só um sonho distante – o último jogo com a camisa amarela foi na Olimpíada de 2008.

Foto: Divulgação

15. Naldo
Aos 32 anos, o zagueiro segue com uma carreira sólida no futebol alemão e é titular do Wolfsburg, que faz ótima temporada. Antes, teve passagem excelente pelo Werder Bremen. Nunca teve muitas oportunidades de atuar pela Seleção, e seu último jogo aconteceu mesmo na Copa América de 2007, quando foi reserva em quase toda a campanha do título.

Foto: Getty Images

16. Kléber
Lateral de técnica apuradíssima, Kléber se aposentou em 2014 após passagem pelo Figueirense. Reserva na Copa América de 2007, ele continuou sendo convocado graças a ótimas passagens por Santos e Internacional, mas acabou ficando fora da lista final da Copa do Mundo de 2010. Atualmente, está com 35 anos.

Foto: Alexandre Lops/Internacional / Divulgação

17. Josué
Aos 35 anos, Josué é uma peça importante do elenco do Atlético-MG, apesar de nesta temporada ter ficado mais como opção a Leandro Donizete e Rafael Carioca. O veterano volante foi titular na Copa América de 2007 e chegou com moral à Copa de 2010, quando foi reserva de Gilberto Silva e Felipe Melo. Na Europa, foi ídolo e capitão do Wolfsburg.

Foto: Ramon Bittencourt / Agência Lance

18. Fernando Menegazzo
Fernando era um dos "desconhecidos" de Dunga na Copa América de 2007: à época, um volante marcador que se destacava no Bordeaux. Atualmente, aos 34 anos, ele está sem clube após deixar o Brugge, da Bélgica, no fim do ano passado. Começou a carreira no Juventude e passou pelo Grêmio, mas nunca teve muito destaque no Brasil e consolidou sua carreira no futebol europeu.

Foto: AFP

19. Júlio Baptista
Aos 33 anos, Júlio está se recuperando de uma lesão de joelho no Cruzeiro, onde não vai permanecer após o fim de seu contrato, no meio do ano. Contratado a peso de ouro no ano passado, ele teve desempenho regular com a camisa celeste. Na Copa América de 2007, porém, foi decisivo, marcando gols em todos os jogos do mata-mata, inclusive um golaço na final contra a Argentina. Chegou à Copa de 2010 e foi reserva de Kaká.

Foto: Washington Alves / Getty Images

20. Anderson
Caçula do grupo da Copa América, Anderson não explodiu como a grande promessa que todos esperavam. Após anos de altos e baixos no Manchester United, quando ele também foi atrapalhado por lesões, assinou com o Internacional nesta temporada, enraivecendo torcedores do Grêmio, time que o revelou. Está com 27 anos e tenta reerguer a carreira no Brasil.

Foto: Vinicius Costa / Futura Press

21. Afonso Alves
Considerado a maior "invenção" de Dunga em sua primeira passagem pela Seleção, o centroavante vivia um momento iluminado no Heerenveen quando foi chamado para a Copa América de 2007, mas nunca convenceu com a camisa amarela. Depois, teve passagem nada marcante pelo Middlesbrough, e passou o resto da carreira no futebol árabe. Atualmente, está com 34 anos.

Foto: Getty Images

22. Fred
Centroavante reserva na Copa América de 2007, Fred não chegou a disputar a Copa de 2010, mas foi titular no Mundial do ano passado. Hoje, aos 31 anos, segue marcando muitos gols no Fluminense, onde é capitão. Depois de uma Copa apagada em 2014, tenta buscar de volta seu espaço na Seleção.

Foto: Nelson Perez / Fluminense FC/Divulgação
Veja onde estão os 22 convocados de Dunga em sua última Copa América
Em 2007   Em 2015
Clube Idade Jogador Idade Clube
Porto (POR) 29 1. Hélton 36 Porto (POR)
Inter de Milão (ITA) 25 2. Maicon 33 Roma (ITA)
Chelsea (ING) 25 3. Alex 32 Milan (ITA)
Bayer Leverkusen (ALE) 28 4. Juan 36 Internacional
Hertha Berlim (ALE) 31 5. Mineiro 39 aposentado
Hertha Berlim (ALE) 31 6. Gilberto 39 aposentado
Shakhtar Donetsk (UCR) 26 7. Elano 33 Santos
Arsenal (ING) 30 8. Gilberto Silva 38 aposentado
CSKA Moscou (RUS) 23 9. Vagner Love 30 Corinthians
Werder Bremen (ALE) 22 10. Diego 30 Fenerbahce (TUR)
Real Madrid (ESP) 23 11. Robinho 31 Santos
Roma (ITA) 27 12. Doni 35 aposentado
Sevilla (ESP) 24 13. Daniel Alves 31 Barcelona (ESP)
São Paulo 22 14. Alex Silva 30 sem clube
Werder Bremen (ALE) 24 15. Naldo 32 Wolfsburg (ALE)
Santos 27 16. Kléber 35 aposentado
São Paulo 27 17. Josué 35 Atlético-MG
Bordeaux (FRA) 26 18. Fernando 34 sem clube
Real Madrid (ESP) 25 19. Júlio Baptista 33 Cruzeiro
Manchester United (ING) 19 20. Anderson 27 Internacional
Heerenveen (HOL) 26 21. Afonso Alves 34 sem clube
Lyon (FRA) 23 22. Fred 31 Fluminense
Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade