PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Valdivia deve ganhar descanso até durante a Copa América

21 mai 2015 - 08h26
(atualizado às 09h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Como o Palmeiras se recusou a liberar Valdivia para já treinar com a seleção chilena nesta semana, Jorge Sampaoli tem se informado sobre o meia com seu fisioterapeuta particular, o cubano José Amador, e ouviu uma sugestão comum quando se fala do jogador. O camisa 10 deve ser poupado durante a primeira fase da Copa América.

A notícia foi dada pelo jornal chileno El Mercurio. O diário classifica Valdivia como a principal preocupação do técnico da seleção, que aceitou o plano traçado em cima de suas condições físicas. O meia deve atuar na estreia da competição, no dia 11, contra o Equador, e, se o Chile vencer, ficará apenas treinando até as quartas de final, em 24 ou 25 de junho.

"Se o Chile ganhar na estreia, o mais provável é que dosem os trabalhos com ele no resto da fase de grupos, inclusive não o fazendo jogar se o resultado for favorável para tê-lo em boas condições nas quartas de final. O Sampaoli sabe que o físico do Valdivia não suporta todos os jogos", disse um funcionário da seleção chilena, não identificado, ao El Mercurio.

Se Chile ganhar primeira partida na Copa América, Jorge Valdivia deve ser poupado
Se Chile ganhar primeira partida na Copa América, Jorge Valdivia deve ser poupado
Foto: Ivan Alvarado / Reuters

O Chile sedia a Copa América e Valdivia, embora tenha ficado na reserva ao longo da última Copa do Mundo, é considerado um dos jogadores mais importantes da seleção. Sampaoli até o levou só para treinar e se tratar com sua comissão técnica em janeiro e março, sem escalá-lo em nenhum amistoso. Agora, confia em José Amador, fisioterapeuta particular do meia há dois anos.

O cubano tenta diminuir os prejuízos do Chile com a recusa palmeirense em liberá-lo para treinar já nesta semana. De todos os convocados por Sampaoli, Valdivia é o segundo que menos jogou neste ano - superado apenas o volante Felipe Gutiérrez, desfalque do holandês Twente que operou o joelho esquerdo, só atuou em seis jogos na temporada e está com a seleção desde segunda-feira.

Gutiérrez ficou nove meses sem jogar após passar por cirurgia no menisco, mas atuou apenas um jogo a menos do que os sete de Valdivia até agora. O palmeirense foi desfalque em 2015 para se tratar de lesão na coxa esquerda, por dores devido a edema no joelho esquerdo e até foi poupado após estrear na temporada, já em 4 de abril.

Valdivia jogou os 45 minutos finais contra o Joinville no último fim de semana
Valdivia jogou os 45 minutos finais contra o Joinville no último fim de semana
Foto: Giuliano Gomes / Gazeta Press

As informações que preocupam Sampaoli vem de Oswaldo de Oliveira. O técnico já deixou claro que a falta de ritmo atrapalha o rendimento físico e técnico de seu atleta. Por isso, o deixou na reserva contra o Joinville, no último domingo, e não o usou em nenhuma partida completa até agora - a última atuação integral do meia foi na partida de 7 de dezembro, no sacrifício, contra o Atlético-PR, para tentar ajudar a evitar o rebaixamento do time no Brasileiro.

Em preparação particular com José Amador, Valdivia não participou de treinos do Palmeiras na terça-feira e na quarta-feira, sob liberação do clube para tratar de problemas particulares - não foram divulgados detalhes sobre o caso. O meia se apresentará à seleção no dia 2 e, até lá, poderá enfrentar o ASA, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, e Goiás, no domingo, e Corinthians, no dia 31, em Itaquera, pelo Brasileiro.

Enquanto preocupa Sampaoli, Valdivia parece próximo do adeus ao Palmeiras. O meia tem contrato até agosto, foi intensamente vaiado em seu último jogo no Palestra Itália, contra o Atlético-MG, no dia 9, e dificulta sua renovação. Não aceita o modelo de produtividade (salário maior de acordo com a frequência) imposto pelo presidente Paulo Nobre, já criticou publicamente o diretor de futebol Alexandre Mattos e não gostou da primeira oferta do clube (cerca de 25% do salário atual como valor fixo e aproximadamente metade do que ganha atualmente se atuar em todos os jogos do mês).

Não é o Valdivia! Palmeiras aposta em brilho de meia chileno:
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade