PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Comissão pode exibir vídeo sobre relação Seleção/Teresópolis

3 jun 2015 - 18h46
(atualizado às 18h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Um documentário sobre a relação de Teresópolis com a Seleção Brasileira está nas mãos da comissão técnica na Granja Comary e pode ser exibido para os atletas da equipe até a noite de sexta-feira. O dvd foi entregue nesta quarta-feira para a assessoria de imprensa da CBF, no centro de treinamento, por um dos autores do vídeo, Leo Bittencourt.

"A expectativa é que a Seleção entenda o que é, para uma cidade pequena, ser a casa da Seleção mais famosa do planeta. Desde os anos 60, a nata do futebol frequenta Teresópolis. Recebemos, por exemplo, para a preparação da Copa do Mundo de 1966 nada mais nada menos que Pelé e Garrincha", disse Leo ao Terra.

"Reminiscências - Teresópolis, a Casa da Seleção" é o título da obra, finalizada em 2014. Em 66 minutos, Leo e Regina Carmela apresentam os fatos marcantes dessa trajetória. Na verdade, tudo comecou em 1958, com o desejo do prefeito, Omar Magalhães, de receber a seleção na cidade. As negociações na época com a CBD, atual CBF, não avançaram.

David Luiz durante preparação para Copa de 2014: relação antiga entre Seleção e Teresópolis
David Luiz durante preparação para Copa de 2014: relação antiga entre Seleção e Teresópolis
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Mas pouco antes da Copa de 1966, após o bicampeonato mundial, Teresópolis passou a acolher a Seleção. "A cidade se mobilizou para oferecer seus melhores espaços à seleção", contou Leo. Logo de início, a equipe ocupou o Hotel Pinheiros, hoje desativado, e treinou em vários campos de Teresópolis. Com a construção do Centro de Treinamento Heleno Nunes, inaugurado em 1987, a presença da Seleção na cidade passou a ser constante.

Entre os entrevistados que destacam a empatia com a cidade serrana, Zico e Roberto Dinamite relembram as tantas vezes que se concentraram pela seleção em Teresópolis. "Quando eu tinha 10, 11 anos, eu via os dois treinando na Comary e nem imaginava que um dia eu estaria filmando os dois para um documentário", disse Leo.

Uma das preciosidades do vídeo lembra a genialidade de Garrincha em movimento. Em um treino às vésperas da Copa de 1966, ele surge no campo do Teresópolis FC tentando driblar um atleta do Bangu, num jogo treino. "Na época, era comum que os treinos da seleção na cidade atraíssem milhares de pessoas", comentou o documentarista.

 

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade