PUBLICIDADE

Copa América

João Dória Jr. na Seleção gera ironias, críticas e polêmica

5 mai 2015 - 12h21
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Se a convocação de Dunga para a Copa América só teve jogadores que já haviam sido chamados pelo treinador para amistosos desde o seu retorno à Seleção, o mesmo não pode ser dito sobre a escolha de quem será o chefe da delegação brasileira no torneio realizado no Chile. O empresário João Dória Jr. foi nomeado para o cargo nesta segunda-feira, mas isto tem causado muita polêmica.

João Dória Jr. nunca trabalhou diretamente com futebol na carreira. Empresário bem sucedido e graduado em jornalismo e publicidade, o paulista de 57 anos foi secretário de Turismo no governo de Mário Covas em São Paulo e presidente da Embratur na gestão do presidente José Sarney. Fundador e presidente do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais –, Dória Jr. ainda se arriscou como apresentador na RedeTV, TV Bandeirantes e na TV Record, emissora na qual comandou o reality show O Aprendiz.

João Dória Jr. substituiu Roberto Justus como apresentador de O Aprendiz entre 2010 e 2011
João Dória Jr. substituiu Roberto Justus como apresentador de O Aprendiz entre 2010 e 2011
Foto: Instagram / Reprodução

O fato de o profissional nunca ter atuado no meio do futebol provocou estranhamento: por que ele foi escolhido para chefiar a delegação brasileira na Copa América? “Bom... A minha escolha é técnica, é sobre os jogadores”, disse Dunga, nesta terça-feira, ao ser questionado sobre o tema. “Mas se ele (Marco Polo Del Nero, presidente da CBF) chamou, não foi o primeiro e não será o último. Então está tudo certo. E o tempo é o senhor da verdade...”, acrescentou o técnico.

Dunga sobre críticas de João Dória: "tempo é sr. da verdade":

Del Nero tentou explicar. E não se preocupou em agradar ninguém e nem em poupar ironias. “Trouxemos um jornalista que gosta de futebol. Eu poderia ter escolhido você, qual é o problema? Ele gosta de futebol, e é um grande empresário e jornalista”, afirmou o presidente da CBF.

Dunga e Marco Polo Del Nero: dois dos nomes mais fortes dentro da CBF
Dunga e Marco Polo Del Nero: dois dos nomes mais fortes dentro da CBF
Foto: Ricardo Moraes / Reuters

A verdade, contudo, é que a escolha por João Dória Jr. seguirá sendo controversa por um bom tempo. Até mesmo quem costuma estar sempre ao lado da Seleção Brasileiro tem se mostrado contrário à decisão. É o caso, por exemplo, de Galvão Bueno.

"Fiquei surpreso, fui até ver para checar direito no site da CBF. (João Dória Jr.) é um homem extremamente competente em aproximar pessoas para fazer negócios, mas não tem nenhuma ligação, nem nunca teve, com o mundo do futebol. Juro que não consigo entender. Fiquei tonto com a história, porque o que uma coisa tem a ver com a outra? Acho um convite sem pé nem cabeça”, detonou o narrador global durante o programa Bem Amigos, do Sportv, na última segunda-feira.

João Dória Jr. é fanático pelo Santos, mas nunca trabalhou com futebol
João Dória Jr. é fanático pelo Santos, mas nunca trabalhou com futebol
Foto: Celso Akin / AgNews

Tudo ainda ganha contornos mais polêmicos se voltarmos no tempo. Em 2010, João Dória Jr, que é torcedor fanático do Santos, usou o Twitter para “cornetar” o treinador da Seleção Brasileira na convocação para a Copa do Mundo. O problema é que este treinador é o mesmo que se senta no banco de reservas do Brasil atualmente.

“Dunga é teimoso. Perdeu a chance de ter dois craques na seleção: Ganso e Neymar. E convocar Grafite?", questionou Dória, em sua conta de Twitter, na ocasião. Depois da eliminação para a Holanda na África do Sul, o empresário ainda ironizou: "Dunga volta para o Brasil e vai montar uma consultoria com Sebastião Lazaroni".

E agora? Como será o trabalho em conjunto? É esperar para ver...

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade