PUBLICIDADE
Logo do Seleção do Chile

Seleção do Chile

Favoritar Time

Laboratório de Dunga fracassa, mas Firmino aproveita chance

29 mar 2015 - 12h53
(atualizado às 13h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Desde o começo da preparação para o jogo contra o Chile deste domingo, Dunga anunciou que faria uma série de testes no Brasil, escalando jogadores reservas, que estavam em melhor forma física. Ao mudar seis nomes do time que venceu a França, ele criou um verdadeiro "laboratório de testes", mas não deu certo. O time jogou mal em Londres e só conseguiu vencer graças a um gol de Roberto Firmino, que tem aproveitado cada chance na Seleção Brasileira.

Roberto Firmino dribla Bravo para marcar gol brasileiro
Roberto Firmino dribla Bravo para marcar gol brasileiro
Foto: John Sibley / Reuters

Marcelo, Souza, Fernandinho, Douglas Costa, Philippe Coutinho e Luiz Adriano foram os jogadores testados desde o começo. Nenhum conseguiu muito sucesso. Souza e Philippe Coutinho participaram muito pouco do jogo. Fernandinho mostrou vontade, mas pouco futebol. Marcelo e Douglas Costa ainda criaram a melhor chance do Brasil no primeiro tempo, mas foi apenas isso.

Dunga tentou manter o time depois do intervalo, mas logo viu que precisava mexer. Mandou Robinho, Roberto Firmino e o titular Willian para campo. O "laboratório" continuou, já que Robinho tinha recebido poucas chances até então. Mas ele também não entrou bem na partida.

<p>Brasil entrou em campo com seis modificações em relação ao amistoso contra a França: Marcelo, Fernandinho, Souza, Douglas Costa, Philippe Coutinho e Luiz Adriano</p>
Brasil entrou em campo com seis modificações em relação ao amistoso contra a França: Marcelo, Fernandinho, Souza, Douglas Costa, Philippe Coutinho e Luiz Adriano
Foto: John Sibley / Reuters

O único que realmente aproveitou a chance foi Firmino. Ele já tinha feito isso contra a Áustria, em novembro, quando saiu do banco e decidiu a vitória por 2 a 1. Depois foi titular contra a França e, apesar do nervosismo em alguns momentos, mostrou seu potencial. Agora, mais esse gol contra o Chile praticamente o coloca entre os convocados da Copa América, pois Dunga não costuma ser ingrato com aqueles jogadores que o salvam.

O gol de Firmino tem uma importância que vai além da vitória contra o Chile: mostra para todos que a Seleção Brasileira realmente não precisa de um centroavante fixo na área para fazer gols. Isso não tinha dado certo com Fred na Copa do Mundo, todos perceberam. Nos jogos em que Dunga tentou esta formação, com o centroavante Luiz Adriano em campo, também não funcionou. O time joga melhor com Diego Tardelli ou Roberto Firmino, atacantes que sabem sair da área, se movimentar e criar opções. Dunga não precisa de mais laboratórios para chegar a essa conclusão.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade