PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Com escolha da 10, Neymar segue caminhos de Pelé e surpreende staff

5 jun 2013 - 07h39
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Neymar trocou a camisa 11 pela 10 para a Copa das Confedera&ccedil;&otilde;es</p>
Neymar trocou a camisa 11 pela 10 para a Copa das Confederações
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Quando Neymar entrou em campo no duelo contra a Inglaterra, o número que ele vestia nas costas pegou todos de surpresa. Trajando a camisa 10, o jogador adotou a lendária camisa que já pertenceu a Pelé, preterindo assim o 11, número que marcava até então sua breve carreira no Santos e na equipe verde e amarela. Nesta terça-feira ficou confirmado que não era apenas uma ideia passageira e ele usará a 10 também durante a edição da Copa das Confederações.

Após a partida de domingo, contra os ingleses, no Maracanã, o técnico Luiz Felipe Scolari foi indagado a respeito do caso e desmentiu que a decisão tenha partido da comissão técnica. "Ontem (sábado), quando tínhamos que inscrever os atletas, perguntamos aos jogadores qual camisa queriam. Cada um colocaria o número que quisesse. A 11 é a que ele vinha jogando, mas pediu a 10. Ponto", disse Felipão.

Neymar desconversa sobre número da camisa no Barcelona:

Caso tenha partido dele mesmo a decisão, o jogador se mostra apto a encarar de frente uma comparação que sempre evitou no Santos: a de se está a altura para ocupar um posto que um dia já teve Pelé como dono. Se continuar sem contusões e agradando Luiz Felipe Scolari, Neymar pode ser, aos 22 anos, o jogador mais jovem a vestir a 10 da Seleção em uma Copa do Mundo, desde que o Rei do Futebol foi campeão em 1958 (quando tinha apenas 17 anos de idade).

Se o novo craque do Barcelona permanecer neste nível, ele tem capacidade, inclusive, de repetir aos 34 anos o feito de Pelé de ser o camisa 10 em quatro Copas do Mundo pelo Brasil. Neymar pouco falou sobre este assunto até então. Após o jogo de domingo deu uma breve entrevista às emissoras de TV após a partida em que declarou realizar um sonho de jogar com este número nas costas no Maracanã. "Uma honra jogar com a camisa 10, acho que deu certo".

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/mulheres-copa-confederacoes/iframe2.htm" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/mulheres-copa-confederacoes/iframe2.htm"&amp;gt;veja o infogr&aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;

Fato é que o staff do atleta foi pego de surpresa com a decisão. Eduardo Musa, gerenciador da carreira de Neymar, disse ao Terra que desconhece qualquer motivo específico para a escolha do número. Musa estava em Barcelona quando a Seleção enfrentava a Inglaterra e viu pela TV que Neymar estava com a camisa. Ele garante que não foi nada combinado ou previsto pela equipe que gerencia a carreira do craque.

Membros da Nike, patrocinadora esportiva do atacante, também garantem que não tiveram nenhuma influência na escolha de Neymar. O problema principal na decisão pela camisa 10 é que o atacante do Barcelona ainda não conseguiu fidelizar um número como alguns de renome no futebol mundial fizeram no passado (casos de Ronaldo, Romário e Cristiano Ronaldo). O atleta começou atuando com a 7 no Santos, depois optou pela 11 e agora não se sabe qual número usará no Barcelona. A 10 do time catalão, por exemplo, já tem dono: pertence ao argentino Lionel Messi. 

Confira abaixo quem vestiu a 10 da Seleção Brasileira nas edições de Copa do Mundo desde 1950:

Edição da Copa do Mundo Nome do camisa 10 Idade do camisa 10 na época
1950 Jair 29 anos
1954 Pinga 30 anos
1958 Pelé 17 anos
1962 Pelé 21 anos
1966 Pelé 25 anos
1970 Pelé 29 anos
1974 Rivellino 28 anos
1978 Rivellino 32 anos
1982 Zico 29 anos
1986 Zico 33 anos
1990 Silas 24 anos
1994 Raí 29 anos
1998 Rivaldo 26 anos
2002 Rivaldo 30 anos
2006 Ronaldinho 26 anos
2010 Kaká 28 anos

<a href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm">veja o infogr&aacute;fico</a>

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade