PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Confirmado, Blatter vira alvo e mobiliza operação de polícia mineira

25 jun 2013 - 06h59
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Blatter retorna aos estádios brasileiros na próxima quarta</p>
Blatter retorna aos estádios brasileiros na próxima quarta
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

De acordo com informações divulgadas pela Fifa no Rio de Janeiro, Joseph Blatter chegará a Belo Horizonte na próxima quarta-feira para Brasil x Uruguai. Antes disso, já nesta terça, uma operação especial da polícia militar será montada com aproximadamente 12 viaturas em hotel onde o presidente da entidade ficará hospedado. A preocupação é grande.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

As autoridades mineiras têm convicção de que o protesto previsto para a próxima quarta será o maior entre os já realizados em Belo Horizonte neste mês. Policiais de Belo Horizonte ouvidos pelo Terra assumem publicamente que haverá confrontos. E estimam que o número de manifestantes supere os cerca de 100 mil do último sábado.

A presença de Blatter no Mineirão redobra os cuidados da polícia. O efetivo de 12 viaturas para a proteção do presidente da Fifa destoa totalmente do que é destinado às seleções na Copa das Confederações. Para Uruguai e Brasil, por exemplo, são utilizadas entre duas e quatro viaturas policiais na porta dos hotéis.

Beneficiada por uma isenção fiscal que supera R$ 500 milhões, a entidade dirigida por Blatter tem sido um dos principais alvos dos protestos em Belo Horizonte. Até mesmo os ônibus da Fifa viraram ponto de tensão para a segurança pública: na última semana, em Salvador, dois foram apedrejados por manifestantes. À polícia militar mineira foi pedido o reforço na proteção aos veículos em deslocamentos: 50 homens, ao todo, fazem a segurança direta ou são empregados para força de reação em BH.

<p>Pichações dão o tom de reprovação dos mineiros para a Fifa</p>
Pichações dão o tom de reprovação dos mineiros para a Fifa
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Em meio aos protestos do último sábado, uma concessionária da Hyundai de Belo Horizonte foi depredada e saqueada por assaltantes. De acordo com os responsáveis pela loja, o prejuízo chegou a R$ 1 milhão. Policiais mineiros atrelaram a ação ao fato de a montadora ser uma das principais patrocinadoras da Copa das Confederações.

Diante desse contexto, a estratégia adotada pela Fifa deve ser de preservar a imagem de Blatter, prejudicada depois de vaias estridentes que ele recebeu no último dia 15, em Brasília, durante a abertura da Copa das Confederações. O dirigente suíço era a principal atração do fórum "Football For Hope", marcado para a prefeitura de Belo Horizonte para quarta. Sua participação, porém, foi cancelada pela Fifa na segunda.

Inicialmente, a tendência da agenda de Blatter para junho era seguir a Copa das Confederações, mas seus planos foram alterados por conta das vaias e principalmente dos protestos. Sem alarde, na última quarta, o presidente da Fifa optou por viajar à Turquia para participar da abertura do Mundial Sub-20 entre Coreia do Sul e Cuba.

De acordo com a entidade, ele retorna ao Brasil para acompanhar as semifinais (quarta em Belo Horizonte e quinta em Fortaleza ) e ainda a final da Copa das Confederações, no Rio de Janeiro, no domingo.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade