PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Daniel Alves vira guia de Neymar para Barcelona e projeto "melhor do mundo"

Parceiros desde 2010 na Seleção, Daniel Alves e Neymar vão estender convivência no Barça; lateral quer ajudar amigo a ser o melhor do mundo

5 jun 2013 - 07h31
(atualizado às 08h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Neymar e Daniel Alves têm boa relação desde a Copa América e sempre são vistos juntos em treinos</p>
Neymar e Daniel Alves têm boa relação desde a Copa América e sempre são vistos juntos em treinos
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Ao chegar no treino da tarde de terça-feira da Seleção, com a apresentação no Barcelona ainda fresca na cabeça, Neymar recebeu primeiro um abraço de Daniel Alves antes de cumprimentar o restante do grupo. Mais do que simbólico, o gesto evidencia uma parceria que teve início na concentração brasileira e servirá como auxílio no começo de adaptação do atacante ao futebol espanhol. Daniel Alves aceita ser o guia de Neymar em seu novo desafio e projeta o máximo para a carreira do jogador.

Desde que passaram a conviver em 2010 nos hotéis da Seleção, a cumplicidade entre os dois é crescente e visível até em treinos. Na Copa América der 2011, por exemplo, Lúcio se irritou com a “falta de seriedade” por parte do grupo em uma clara referência aos novatos que deram um ar mais brincalhão à era pós-Dunga. Entre os veteranos, Daniel Alves era o mais próximo de Neymar em partes descontraídas dos treinos. Lúcio deixou de ser convocado logo depois, e o lateral se transformou em um dos lideres da atual Seleção.

Lateral lembra bandeira nacional para elogiar Felipão:
Relembre visita relâmpago de Neymar a Barcelona em 60 segundos:

Antes de a transferência ser concretizada, Daniel Alves com frequência elogiava Neymar em entrevistas, aparecia junto ao amigo em fotos postadas em redes sociais e manifestava seu desejo de jogar ao seu lado também no clube. Agora que enfim a parceria vai ser estendida, o lateral ajudará o compatriota para uma missão que hoje parece improvável: destronar Lionel Messi do posto de melhor jogador do mundo.

“Para ser o melhor, tem que partir da base da humildade. Com isso, você já tem bastante percorrido. Essa humildade o Neymar tem. Agora com dois, Neymar e Messi, vai ser mais difícil a escolha para o melhor do mundo. Nós também vamos ajudá-lo a ser o melhor do mundo. É um sonho de todos os jogadores e ele tem muito potencial para isso”, disse o lateral.

Projetos ambiciosos à parte, neste primeiro momento Daniel Alves será peça importante na introdução do atacante ao mundo barcelonista. O lateral, por exemplo, ajudou e incentivou Neymar a falar palavra em catalão, dialeto falado em Barcelona e considerado um símbolo de resistência e orgulho do povo local.

“Ele fez tudo direitinho, estava ensaiando a semana inteira. Falou direitinho. Ele sabe da importância de falar o catalão e sabe o que acontece na cidade e no país. Por mais que não saiba, se você pelo menos tentar eles ficam bastante felizes. Ele somou pontinhos a mais”, disse.

Quando chegarem à Barcelona, Daniel Alves ajudará também nas dicas da cidade. Com a boa convivência na Seleção, o lateral inclusive já prepara um roteiro para que Neymar tenha uma adaptação sem problemas em seu novo lar.

“Passei para ele porque que sei do que ele gosta, e seu o que a cidade de Barcelona pode proporcionar a ele. Falei as coisas positivas que existem lá e adaptação não vai custar muito, porque ele já sabe o que há na cidade. Barcelona é bastante parecida com o Brasil em muitas coisas. Tenho com certeza que será muito feliz”, disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade