PUBLICIDADE

Terra na Copa

De descartados a favoritos, Fred e L. Fabiano iniciam jornada por Copa

5 fev 2013 - 07h00
(atualizado às 07h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Eles ainda estão longe de encerrar a carreira, mas também já não são mais crianças. Apostas de Luiz Felipe Scolari para a camisa nove neste início de trabalho, Fred e Luís Fabiano têm uma longa jornada até a Copa do Mundo de 2014 na qual qualquer lesão ou desvio na sequência de jogos pode ser fatal nos planos dos atacantes marcados por problemas físicos nos últimos anos. Eles devem jogar 45 minutos cada no amistoso contra a Inglaterra, nesta quarta-feira, em Wembley.

Histórico de Luís Fabiano na Seleção faz são-paulino largar em vantagem por Copa 
Histórico de Luís Fabiano na Seleção faz são-paulino largar em vantagem por Copa 
Foto: Getty Images

Luís Fabiano é três anos mais velho. Chegará ao Mundial com 33 anos e tem a experiência de ter sido, com relativo sucesso, o titular na Copa de 2010. Mas desde então passou por uma cirurgia complicada em 2011 – teve de realizar três meses depois nova intervenção para reparação – e sofreu com lesões musculares em 2012. Quando esteve em campo, mostrou um alto nível do futebol e deu sinais de que basta manter a sequência de jogos para largar como favorito nesta corrida.

“É bom fazer parte deste começo. Com o Mano existia já uma base, tinha uns jogadores que eram mais chamados. Agora todo mundo é igual, vai começar do zero. Espero continuar aproveitando as chances. Falta pouco e vai ser um ano muito importante para quem vai estar na Copa do Mundo. Não resta muito tempo e espero vir mais vezes”, disse.

Já Fred, apesar de mais novo, ficou marcado em suas primeiras temporadas pelo Fluminense pelo grande número de dias em que ficou no estaleiro. Foram quatro sérias lesões musculares entre 2009 e 2010, histórico que contribui para a permanente desconfiança em relação ao condicionamento físico do atacante e estrela do clube.

  Nos anos seguintes, o jogador não ficou totalmente livre delas, mas pelo menos engatou maiores sequências que permitiram que seu nome sempre pairasse como opção à Seleção. "Estou bem, dentro do esperado. Não estou ainda com tanto ritmo de jogo, força nas pernas, mas vamos adquirindo isso na temporada que está só começando”, disse o jogador do Fluminense, que teve presença inconstante na Seleção de Mano. Participou da Copa América e de amistosos, mas a relação extracampo sofreu turbulências e o afastou até a volta na lista final do treinador.

Nove em aberto

As presenças de Fred e Luís Fabiano na primeira convocação de Felipão são em grande parte influenciadas pela instabilidade dos jovens valores brasileiros da posição. Alexandre Pato foi a primeira aposta de Mano, mas as seguidas lesões e o excesso de preciosismo fizeram o técnico procurar alternativas. Leandro Damião surgiu como o novo dono da posição, mas a queda de rendimento ao longo de 2012 fez com que o treinador voltasse a olhar para os veteranos Luís Fabiano e Fred no final de seu trabalho.

Tal dificuldade contribuiu para que o técnico demitido em novembro utilizasse, em suas últimas partidas no cargo, um esquema tático sem centroavante fixo, com Neymar flutuando como jogador mais avançado. Felipão, porém, em suas primeiras entrevistas desde o retorno à Seleção, já deixou avisado que não vai abrir mão de um jogador de referência no ataque.

  Fred Luís Fabiano
Idade 29 anos 32 anos
Clube Fluminense São Paulo
Jogos Brasil 20 44
Gols Brasil 8 28

Com o prestígio retomado diante da preferência de Felipão, a posição de centroavante é a maior incógnita em uma projeção do time que entrará em campo para a estreia na Copa do Mundo de 2014. O técnico já indicou que chamará os melhores jogadores do momento e não vai pensar a longo prazo. Nesta quarta, Luís Fabiano e Fred têm a chance de largaram como favoritos nesta corrida. Mas em um panorama com tantas variáveis, qualquer azarão pode surpreender no final.

Fred participou da Copa de 2006, mas ainda carece de sequência na Seleção (Foto: Mowa Sports)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade