PUBLICIDADE
Logo do Bahia

Bahia

Favoritar Time

De olho na Copa, jornal inglês critica Caxirola: "poupem-nos"

29 abr 2013 - 18h52
(atualizado às 19h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O lançamento da caxirola, instrumento musical licenciado pela Fifa e que deve ser amplamente usado durante a Copa do Mundo de 2014, foi ironizado nesta segunda-feira pelo jornal inglês The Guardian. A publicação comparou o pequeno chocalho feito de plástico e inventado pelo músico Carlinhos Brown com as vuvuzelas que marcaram o Mundial de 2010, na África do Sul.

"Se você achava que as vuvuzelas eram ruins, espere até ouvir a caxirola", escreveu John Crace, em um dos blogs da publicação. "Poupem-nos do som da Copa do Mundo de 2014 no Brasil" foi a chamada para o texto.

O instrumento foi lançado no clássico entre Bahia e Vitória, pelo Campeonato Baiano, neste domingo, na Arena Itaipava Fonte Nova. Espécie de chocalho, a caxirola não empolgou e chegou a ser jogada no campo como protesto pelo resultado da partida – o Vitória venceu por 2 a 1.

Para o The Guardian, o lançamento do instrumento é uma prova de que nenhum momento de espontaneidade deixará de ser explorado comercialmente. De acordo com a análise, as vuvuzelas africanas eram mais autênticas, não pareciam planejadas.

"Parecia que os amantes do futebol na África do Sul estavam empolgados por sediar o Mundial e estavam aproveitando da sua própria maneira".

O jornalista descreve a Caxirola como uma peça de plástico nas cores verde e amarelo, pequena suficiente para caber em uma mão e parecida com uma granada, que faz "um inofensivo e não muito alto chocalhar".

"Os brasileiros deveriam ter ido além e entregado garrafas de valium para os fãs de futebol chacoalharem", disse o texto, citando a medicação calmante forte e de acesso controlado.

<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/360-arena-fonte-nova/iframe.htm" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/360-arena-fonte-nova/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade