PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Em preparação sem isolamento, Brasil repete resort do Rio como 1ª casa

Sheraton Rio Hotel & Resort abrigou Brasil também antes da Copa América e Olimpíada de Londres. Até a Copa das Confederações, preparação brasileira evitará isolamento de outras ocasiões como a Copa do Mundo de 2010

27 mai 2013 - 13h25
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sheraton Rio Hotel & Resort fica entre as praias do Leblon e São Conrado</p>
Sheraton Rio Hotel & Resort fica entre as praias do Leblon e São Conrado
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Com a Granja Comary em processo de modernização e o projeto de construção de um CT no Rio de Janeiro suspenso, a preparação brasileira para a Copa das Confederações terá como primeiro cenário o mesmo local utilizado antes da Copa América e da Olimpíada de Londres. A partir desta terça-feira, os jogadores convocados por Luiz Felipe Scolari se apresentam ao Sheraton Rio Hotel & Resort para uma semana em que terão privacidade, mas sem o isolamento que marcou preparações anteriores.

Durante toda a concentração para a Copa das Confederações a Seleção ficará hospedada em hotéis localizados em regiões não tão afastadas do centro. Apenas por três dias na preparação Goiânia haverá exclusividade como ocorreu na última Copa do Mundo, por exemplo. Na ocasião, o Brasil de Dunga primeiro se hospedou no CT do Atlético-PR, em Curitiba, e na África do Sul optou por uma escola isolada e com acesso restrito.

Já com Mano Menezes, o Brasil passou dois dias no mesmo Hotel Sheraton Rio para exames médicos antes de se concentrar e treinar no isolado Hotel Sofitel Los Cardales para a Copa América. Apesar de aberta a outros hóspedes, a luxuosa acomodação a 60 km de Buenos Aires ficava no meio de uma estrada. Situação parecida com a dos Jogos Olímpicos, quando a escolha foi por um hotel na pequena St. Albans, a 30 km de Londres. Não houve treinos abertos em nenhuma das duas preparações.

Curiosamente, o Hotel Sharaton Rio pode ser considerado o mais isolado entre as casas escolhidas pelo Brasil para a Copa das Confederações. Localizado na Av. Niemeyer, que liga Leblon e São Conrado em meio a encostas, ele tem como um dos atrativos ficar de frente à Praia do Vidigal, que é frequentada praticamente apenas por hóspedes e moradores da comunidade homônima e em nada lembra as concorridas areias das vizinhas famosas.

Com dois andares reservados à delegação brasileira, o hotel terá segurança reforçada, limitará o acesso ao lobby e terá espaços de uso exclusivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como é de praxe. No entanto, é certo que, assim como na semana de preparação para a Olimpíada alguns fãs marquem presença principalmente nas saídas e chegadas dos treinos na Escola de Educação Física do Exército da Urca.

A princípio, estas atividades terão acesso restrito, mas não será surpresa a realização de treinos com portões abertos ao público ao longo da preparação para a Copa das Confederações. Existe a percepção dentro da CBF que os poucos amistosos realizados no Brasil durante os últimos anos provocaram um distanciamento da Seleção com o público. Não à toa, o Brasil abriu as portas quando jogou em Belém, Recife e até São Paulo.

Meio do caminho

Se dependesse da vontade da comissão técnica e da CBF, a privacidade seria maior. Existe na entidade, principalmente depois da preparação para a Copa do Mundo de 2006, a avaliação de que é necessário o máximo de tranquilidade durante os períodos que antecedem grandes  competições.

Prova disso é que a CBF negociou com a Fifa a possibilidade de, durante a passagem por Fortaleza para o duelo contra o México, ficar em um local afastado sem o selo de acomodação oficial. Ficou decidido o meio-termo, e a Seleção ficará hospedada em um hotel um pouco mais distante do centro do que anteriormente previsto.    

Volta às origens

Com a desistência de construção de um CT na Barra da Tijuca por conta de problemas na aquisição do terreno antes pretendido, a CBF investiu na modernização da Granja Comary, em Teresópolis. O local foi utilizado pela última vez pela Seleção principal em 2009 e ficou de lado por ter virado obsoleto. Com a reforma, o plano é que a Granja Comary marque o inicio da preparação para a Copa do Mundo de 2014.

Confira os jogadores convocados para a Copa das Confederações:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade