PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Felipão "tranca" meio-campo e ganha aprovação de Thiago Silva

19 mar 2013 - 13h04
(atualizado às 13h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O treino em Nyon desta terça-feira confirmou o que já era esperado: Felipão vai priorizar um meio-de-campo com volantes de mais pegada para a sequência de seu trabalho na Seleção Brasileira. Luiz Gustavo e Fernando foram escalados no time que começou a atividade preparatória para o amistoso contra a Itália, na quinta, e devem formar uma dupla com estilo bem diferente da que atuou contra a Inglaterra.

Antes da atividade, o zagueiro Thiago Silva concordou que a presença de jogadores com características mais defensivas do que Ramires e Paulinho darão uma melhor sustentação à defesa brasileira. O jogador evitou críticas ao trabalho de Mano Menezes, mas deixou evidente que era necessário fazer este ajuste.

“Ele (Felipão) trabalha de uma maneira diferente. Com o Mano, os volantes saiam mais. Chegávamos mais fácil ao ataque, mas também a defesa ficava mais aberta. Um jogador que marca mais na posição vai deixar a gente menos exposto. E o Fernando marca e sai jogando bem, assim como o Luiz Gustavo e o Paulinho”, explicou.

Treinador da Seleção Brasileira teve que escalar uma dupla nova de volantes, por conta das lesões de Ramires e Paulinho
Treinador da Seleção Brasileira teve que escalar uma dupla nova de volantes, por conta das lesões de Ramires e Paulinho
Foto: Wander Roberto/Vipcomm / Divulgação

Ramires e Paulinho foram convocados, mas estão fora do amistoso contra a Itália em Genebra por causa de lesões. Mesmo se tivessem à disposição, a tendência era que Felipão colocasse pelo menos um volante de contenção no time titular. Na segunda parte do treino, o treinador observou Hernanes no lugar de Luiz Gustavo.

A necessidade de deixar uma defesa mais compacta fez Felipão também mudar a lateral esquerda. Filipe Luis foi escalado no lugar de Marcelo na primeira parte do treinamento. O jogador do Real Madrid, que tem como uma das deficiências a marcação, só voltou a atuar entre os titulares no final da atividade, quando o técnico testou uma formação com os zagueiros David Luiz, Thiago Silva e Dante.

Felipão só irá confirmar o time que enfrentará a Itália na quarta-feira, mas uma coisa é certa. Haverá uma maior preocupação defensiva em relação ao time que Mano Menezes construiu antes de sua saída. Com uma semana completa de treinos pela primeira vez desde a sua volta, Felipão deve testar ainda mais variantes durante as atividades na Suíça e Londres, onde o Brasil enfrenta a Rússia no dia 25 de março.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade