7 eventos ao vivo

Fifa e COL se isentam e põem encargo de segurança no governo

Entidades dizem que cuidam apenas das operações dentro dos estádios e que as autoridades cuidam do lado de fora

17 jun 2013
12h36
atualizado às 12h37
  • separator
  • 0
  • comentários

A Fifa e o Comitê Organizador da Copa das Confederações seguem colocando na conta dos governos os problemas de segurança pública no entorno dos estádios que recebem os jogos da competição. "Estamos concentrados na operação do torneio dentro dos estádios. Esse é o nosso papel", disse Saint-Clair Milesi, diretor de comunicação do COL.

<p>Repressão violenta da polícia a protestos tem sido alvo de critícas</p>
Repressão violenta da polícia a protestos tem sido alvo de critícas
Foto: Reuters

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

Quando perguntado se o COL não teria também responsabilidade sobre o torcedor que chega no perímetro do estádio, ele voltou a dizer que a responsabilidade é da autoridade pública. "Eles é quem devem responder sobre esse temas", afirmou em relação aos protestos que aconteceram no último sábado em Brasília, domingo no Rio e provavelmente nesta segunda em Belo Horizonte, antes do jogo Nigéria e Taití desta tarde.

Imagens exclusivas mostram ataque da tropa de choque; veja

O Chefe de Comunicação da Fifa, Pekka Odriozola, negou que qualquer torcedor tenha enfrentado problemas para chegar ao Mané Garrincha ou ao Maracanã. "Não tivemos nenhum relatório sobre estar afetando os fãs entrando e saindo dos estádios. Por enquanto não está prevista nenhuma reunião entre Fifa, COL e Governo Federal para falar dos problemas", explicou. 

Contudo, não foram só problemas de segurança do público no fim de semana. Em Recife, os problemas de quem usou o transporte público para chegar à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, foram muitos. Principalmente para quem foi de metrô que chegou a ficar parado por longo tempo por conta do fluxo. "É uma operação nova em um estádio novo e algumas falhas podem acontecer. Já conversamos com o pessoal de Recife e vamos ter um reforço na operação de chegada dos torcedores", contou Saint-Clair. Na quarta-feira, Itália e Japão se enfrentam na Arena Pernambuco e o serviço de ônibus vai ganhar reforço de frota.

O presidente da Fifa Joseph Blatter participa nesta tarde de um seminário sobre Futebol e Negócios. Ele vai estar ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebel,o e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.  Paes vai falar sobre as oportunidades de negócios na cidade do Rio de Janeiro com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016 na cidade. 

Veja 70 fotos exclusivas dos protestos no Rio de Janeiro:

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade