PUBLICIDADE

Terra na Copa

Governo do DF recorre à ONU para deixar estádio pronto a tempo

21 mar 2013 - 15h27
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Distrito Federal (GDF) firmou dois contratos com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que vão acelerar a contratação de empresas para concluir parte dos serviços necessários a deixar o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha apto a sediar os jogos locais da Copa do Mundo de 2014 e a partida de abertura da Copa das Confederações, marcada para 15 de junho deste ano.

Entre os serviços repassados pelo governo, responsável pelas obras de infraestrutura dos grandes eventos esportivos, está a compra, pelo menor preço, de 66 armários para os vestiários de jogadores, técnicos e juízes que atuarão no estádio. O segundo contrato com o Pnud prevê a contratação de uma empresa encarregada de alugar, instalar, operar e manter em perfeito funcionamento os aparelhos de raio-x que serão instalados no estádio para a inspeção de malas, bagagens, cargas e pessoas.

Segundo o edital de solicitação de propostas para o fornecimento dos armários, o GDF decidiu recorrer ao organismo internacional em virtude da "complexidade logística" que a organização dos eventos esportivos representa e que é agravada "pela exiguidade de tempo disponível" para o início da Copa das Confederações. Os móveis em madeira deverão ser entregues devidamente montados até o dia 15 de abril, ou seja, exatos dois meses antes do primeiro jogo da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão. De acordo com o edital, o prazo para as empresas interessadas apresentarem suas propostas termina às 18h de hoje (21).

O segundo edital, de licitação pública internacional, estabelece que as propostas para o fornecimento dos serviços de raio-X deverão ser apresentadas até a próxima quarta-feira (27). O critério de contratação também será o de menor preço e as empresas participantes terão que, entre outras coisas, comprovar a capacidade de atender às exigências técnicas estabelecidas, cumprir os prazos pré-determinados e fazer a manutenção necessária durante o período que durar o contrato de aluguel dos equipamentos.

Em nota, o GDF sustenta que as duas iniciativa não têm relação direta com as obras do estádio, mas sim com a instalação de estruturas temporárias. O governo garante que a reforma do Mané Garrincha está dentro do cronograma e que a arena remodelada será inaugurada no próximo dia 21 de abril.

Na semana passada, o próprio ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu que o calendário já divulgado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) vai ser cumprido e que Brasília estará pronta para sediar a abertura da Copa das Confederações.

Procurado pela reportagem, o Pnud ainda não se manifestou sobre o assunto. Consta do edital de aquisição dos armários que a opção do GDF por transferir ao Pnud à seleção dos prestadores de serviços é decorrente do Acordo de Cooperação Técnica firmado com vistas à organização geral do jogo e eventos relativos à realização da Copa das Confederações, bem como, à prestação de suporte técnico e estratégico.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade