PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Maracanã: entrega de credenciais tem confusão e relatos de 4h de fila

1 jun 2013 - 20h04
(atualizado às 20h44)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fila extensa marcou o credenciamento para o amistoso Brasil x Inglaterra</p>
Fila extensa marcou o credenciamento para o amistoso Brasil x Inglaterra
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

A um dia da reabertura do Maracanã para o público, a entrega de credenciais para as pessoas que irão trabalhar nas dependências do estádio neste domingo, no jogo Brasil x Inglaterra, foi marcada por confusão, demora no atendimento e relatos de caos. Funcionando em uma tenda em frente ao Parque Aquático Julio Delamare, o centro de credenciamento teve bastante movimento durante todo o sábado.

A reportagem do Terra ouviu relatos de pessoas que chegaram ao local por volta das 10h (de Brasília) e, até às 14h, não tinham sequer entrado na tenda. A fila dava volta e faltava organização. Depois de 20 minutos de insistência, a reportagem conseguiu conversar com um funcionário da segurança orientando quem dizia estar havia quatro horas na fila.

<p>Funcionários acusaram mais de 4h de espera na fila</p>
Funcionários acusaram mais de 4h de espera na fila
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
<p>COL negou que tenha havido espera tão longa</p>
COL negou que tenha havido espera tão longa
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

O Julio Delamare concentrou a retirada de credenciais para o jogo entre Brasil e Inglaterra e para a Copa das Confederações. Jornalistas, prestadores de serviços, seguranças, entre outros profissionais, tiveram que enfrentar o transtorno. Por volta das 14h30, um princípio de confusão se instalou na entrada da tenda, com acusações de pessoas terem furado fila.

A gerente da MBlue Festas, Luciana Soares, contou que chegou ao local por volta das 11h (de Brasília). Às 15h, ela finalizava o processo de credenciamento, que desde a entrada na tenda durava cerca de 30 minutos entre o registro de chegada, a espera para tirar foto e a impressão da credencial.

“Está um absurdo. Cheguei aqui às 11h e estou aqui. Tem funcionário da minha empresa que está lá fora ainda, sem comer direito. Isso aqui vai gerar custos extras à empresa”, reclamou a gerente, que vai fornecer pratos e copos para camarotes no jogo. Ela só vai entrar no estádio para retirar os utensílios na segunda-feira.

Algumas pessoas ainda sofriam com uma espera extra para arrumar problemas ocorridos durante o processo de credenciamento. A fila no setor também era grande.

Em resposta, o Comitê Organizador Local (COL) informou que não registrou espera maior do que uma hora para a retirada da credencial. Segundo o comitê, houve um aumento na demanda por conta da antecipação do processo de credenciamento para a Copa das Confederações. O centro de credenciamento reabrirá neste domingo a partir das 7h.

Veja o comunicado do COL:

A antecipação do processo de credenciamento da Copa das Confederações da FIFA para atender também ao amistoso deste domingo (2/6) entre Brasil e Inglaterra no Estádio do Maracanã gerou uma demanda significativamente maior de credenciais no Rio de Janeiro, que incluiu, por exemplo, toda a força de segurança pública e privada. Cerca de 6 mil credenciais foram emitidas no Complexo do Maracanã, apenas nos últimos dois dias. Apesar do fluxo acima do normal, não temos registro de espera superior a uma hora para obtenção das credenciais. Trinta e cinco pessoas -- entre funcionários e voluntários -- participam desta operação. O centro de credenciamento seguirá aberto neste domingo, a partir das 8h até o apito final, garantindo o acesso da força de trabalho que participa da operação da partida.

Na véspera de reabertura, Maracanã tem entulho, improvisação e obras

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade