PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Neymar faz aniversário em Londres; veja 21 feitos e quedas do craque

5 fev 2013 - 07h51
(atualizado às 07h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Neymar completa nesta terça-feira 21 anos de forma atípica, distante do País, em Londres, na preparação para o amistoso contra a Inglaterra, na quinta-feira, o primeiro da nova era Luiz Felipe Scolari à frente da Seleção Brasileira. O Terra relembra 21 grandes feitos na carreira do craque santista que vive o melhor início de temporada na carreira com seis gols e três assistências em seis jogos.

Neymar irá comemorar na capital inglesa, onde a Seleção disputa o primeiro amistoso com Felipão
Neymar irá comemorar na capital inglesa, onde a Seleção disputa o primeiro amistoso com Felipão
Foto: Daniel Ramalho / Terra

1. O primeiro gol com 17 anos e 42 dias

A estreia ocorreu uma semana antes, quando entrou aos 14min do segundo tempo da vitória por 2 a 1 contra o Oeste, no Estádio do Pacaembu. O primeiro gol, por sua vez, acompanhou a primeira chance como titular e o mesmo Pacaembu. O atacante marcou de cabeça, após cruzamento de Roni, o terceiro gol do triunfo por 3 a 0 diante do Mogi Mirim, em 15 de março de 2009.

2. A primeira grande partida

Diante do Palmeiras, em 11 de abril, pela primeira semifinal do Campeonato Paulista, na Vila Belmiro. Neymar foi peça ativa para a vitória por 2 a 1 de virada e marcou o segundo gol santista no jogo, o seu primeiro em clássicos.

3. A fatídica eliminação

Logo após a classificação contra o Palmeiras e em meio a preparação para a primeira final da carreira, diante do Corinthians, sofreu o primeiro grande golpe, a vergonhosa eliminação para o CSA-AL em plena Vila Belmiro. Neymar iniciou o jogo, apesar do técnico Vagner Mancini ter poupado alguns titulares, mas pouco fez.

4. O gol do ano

Inspirado por início avassalador, em 2010, Neymar fez na vitória por 2 a 1 contra o Santo André, em 4 de fevereiro, o gol que concorreu ao Prêmio Puskás. Tento não concorreu entre os três finalistas.

5. A principal vítima

Embalado como artilheiro do Santos, em 2010, Neymar foi o protagonista do time que contava com Robinho e Ganso na vitória por 8 a 1 diante do Guarani, em 14 de abril, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. Partida foi a que mais marcou gols na carreira, cinco ao todo..

6. O primeiro título

A primeira grande conquista aconteceria pouco depois, em 2 de maio, com a derrota por 3 a 2 para o mesmo Santo André que vitimou com um golaço, no Pacaembu. Neymar marcou os dois gols do Santos na final e terminou a competição como vice-artilheiro, mas eleito o melhor jogador.

7. Artilharia e a inédita Copa do Brasil

Atuando em alto nível, o já camisa 11 conduziu o Santos à conquista de sua primeira Copa do Brasil, consolidada, mais uma vez, com derrota no decisivo jogo da final contra o Vitória, em 4 de agosto do mesmo ano, no Barradão. O atacante terminou a competição como artilheiro com 11 gols.

8. A rebeldia

Enervado durante partida contra o Atlético-GO, na Vila Belmiro, vencida por 4 a 2, em 15 de setembro, Neymar iniciou no gramado uma ríspida discussão com o então técnico Dorival Júnior. Atacante xingou o comandante após ver negada a possibilidade de bater um pênalti convertido por Marcel. A confusão se estendeu no vestiário e ainda rendeu o afastamento do jogador por uma partida, diante do Guarani. Neymar, alicerçado pela diretoria, venceu a "queda de braço com Dorival e voltou para o clássico com o Corinthians.

9. O "não" ao Chelsea

Assediado pelo Chelsea, da Inglaterra, Neymar convocou coletiva no último dia da janela de transferências internacionais para dizer que permaneceria no Santos devido a um "plano de carreira", rejeitando a proposta de 35 milhões de euros.

10. Título com a Seleção

Praticamente sem férias, Neymar terminou o ano desgastante para iniciar 2011 disputando o Sul-Americano sub-20 que classificava as duas melhores seleções para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Atacante liderou a Seleção ao título e terminou a competição como artilheiro com nove gols.

11. Expulsão polêmica

Atacante comemora um dos gols na vitória por 3 a 2 contra o Colo-Colo, em 6 de abril, na Vila Belmiro, com uma máscara que imitava o seu rosto e acabou expulso para o jogo decisivo do Santos na primeira fase da competição, dias depois, contra o Cerro Porteño, em Assunção. Santos se classificou com boa atuação de Ganso.

12. O bi paulista

Mesmo ausente em parte significativa da competição, Neymar lidera o Santos ao bicampeonato paulista, o seu terceiro título pelo clube, com direito a gol decisivo na final contra o Corinthians vencida por 2 a 1, na Vila Belmiro, em 15 de maio.

13. Rei da América

O camisa 11 conduz o Santos a nova final de Libertadores e escreve de vez o nome na história do clube com a conquista da competição sul-americana após quase 48 anos com a vitória por 2 a 1 contra o Peñarol, no Estádio do Pacaembu, em 22 de junho. Neymar marca o primeiro gol da decisiva final e é eleito, no fim do ano, o Rei da América pelo jornal uruguaio El País.

14. Fracasso na Copa América

Em seu primeiro grande torneio pela Seleção, atacante sucumbiu com um time pouco convincente e surpreendentemente eliminado nas quartas de final da competição, para o Paraguai, em 17 de julho. Principal lembrança foi da confusão no túnel do vestiário com o técnico venezuelano César Farias, espécie de José Mourinho local.

15. O gol mais lindo do mundo

Neymar marca gol incrível na Vila Belmiro, na derrota por 5 a 4 do Santos para o Flamengo, em 27 de julho, mas o feito, mais uma vez, é selecionado para concorrer ao Prêmio Puskás. Dessa vez, entre os finalistas, o craque santista leva o prêmio e é eleito o décimo melhor jogador do mundo.

16. O show de Messi

No segundo encontro com o argentino, o primeiro havia sido na derrota por 1 a 0 da Seleção Brasileira para a Argentina, o camisa 11 sucumbe e some diante de superioridade massacrante do Barcelona na final do Mundial de Clubes, em 18 de dezembro. Messi marca duas vezes e Barça vence por 4 a 0.

17. O centésimo pelo Santos

Diante do São Paulo, rival preferido, Neymar decide em nova semifinal do Campeonato Paulista. Atacante marca os três gols da vitória que eliminou o clube paulista em pleno Estádio do Morumbi e, de quebra, chega ao centésimo gol pelo Santos.

18. O quase ouro em Londres

Mesmo atuando bem, jogador não conseguiu evitar a continuação do estigma brasileiro em Jogos Olímpicos sucumbindo na final para o surpreendente México, por 2 a 1, em 11 de agosto, no Estádio de Wembley. Camisa 11 valoriza a medalha de prata na volta.

19. O quinto título e recorde

Ocorreu, justamente, do adversário que mais marcou gols na carreira. Neymar conduziu o Santos ao tricampeonato paulista e, de quebra, alcançou já no primeira final o recorde de maior artilheiro pós-era Pelé, com 104 gols, então pertencente a João Paulo e Serginho Chulapa. Título foi sacramentado com vitória por 4 a 2, em 13 de maio, no próprio Morumbi.

20. Mais um título

Diante da Universidad de Chile, em 26 de setembro, o primeiro já longe do inseparável companheiro Paulo Henrique Ganso, transferido dias antes para o rival São Paulo. Neymar marcou um gol na vitória por 2 a 0 na final no Estádio do Pacaembu.

21. Nova indicação

Neymar vai à festa da Fifa para a entrega da Bola de Ouro ao melhor jogador, mas se contenta, apenas, com a 12ª colocação e o gol de atacante pouco conhecido do Fenerbahçe, da Turquia, como vencedor da noite diante do tento que marcou contra o Internacional, em 7 de março.

Baixe gratuitamente o aplicativo Sigo meu Time e acompanhe seu time do coração

Fonte: K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME
Compartilhar
Publicidade
Publicidade