PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Neymar vira campeão de faltas cometidas, mas não preocupa Felipão

Atacante cometeu 13 faltas na Copa das Confederações e teve de ser poupado dos últimos minutos contra a Itália para evitar contratempos

23 jun 2013 - 13h05
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Aplicação de Neymar na marcação faz do jogador o campeão de faltas cometidas</p>
Aplicação de Neymar na marcação faz do jogador o campeão de faltas cometidas
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Acostumado a ser o jogador mais caçado em campo, Neymar tem vivido uma situação inusitada nesta Copa das Confederações. Ao término da vitória por 4 a 2 sobre a Itália, no último sábado, o atacante isolou-se como jogador com maior número de faltas cometidas e sofridas no torneio entre as oito seleções presentes.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

De caçado a também caçador, Neymar já acumula na competição 13 infrações apontadas, quatro a mais do que o segundo no quesito, Oscar. Diego Lugano, com oito, fecha a primeira fase neste domingo contra o Taiti e pode tomar a liderança negativa do brasileiro.

A situação curiosa, porém, não preocupa Luiz Felipe Scolari. O técnico disse que não enxerga em seu a jogador a prática do revide e que o alto número é reflexo de seu estilo deficiente de marcação. Neymar tem 18 faltas sofrida no torneio, à frente do italiano Mario Balotelli (17) e do japonês Shinji Okazaki (16).

Faltas de Neymar

  Cometidas Sofridas   
Brasil x Japão 2 4
Brasil x México 6 6
Brasil x Itália 5 8
Total 13 18

“Neymar não revida a falta. Ele tem levado muitas e tem cometido uma ou outra. Ele é franzino e não tem posicionamento para parar jogada. Ele vai na bola na bola pouco descoordenado. Tem feito faltas normais de jogo”, opinou Felipão.

Contra a Itália, Neymar cometeu cinco faltas, uma a menos do que a partida anterior. Desta vez, levou um cartão amarelo ainda no primeiro tempo em um lance que provocou uma lesão que tirou Abate da Copa das Confederações. O brasileiro levantou o italiano, que caiu de mau jeito e fraturou o ombro. Abate fazia marcação quase que individual e pouco antes tinha feito falta dura no atacante.

Com o jogo quente no segundo tempo, e o Brasil com vantagem de 3 a 1 no momento, Felipão preferiu substituir Neymar aos 23min do segundo tempo para evitar uma expulsão. O técnico, porém, explicou a opção mais como uma precaução do que como uma preocupação com o comportamento de seu camisa 10.

“Quando ele saiu, era porque ele tinha feito mais uma outra falta no meio campo. A gente nunca sabe o que o passa na cabeça do árbitro. Foi para que ele já esteja presente no próximo jogo”, completou Felipão.

3D: Neymar deixa Buffon parado e faz golaço de falta:

O estilo "bateu levou" de Neymar também é resultado da maior aplicação do jogador no sistema defensivo. Felipão tem exigido de seus atacantes participação maciça na marcação, o que faz a média de faltas cometidas aumentar. O meia Oscar é o segundo no quesito com oito.

A disposição de Neymar para marcar o adversário, porém, não tem interferido em seu futebol com a bola nos pés. Pelo contrário. O atacante marcou um gol em cada partida da Copa das Confederações, colocou os mexicanos para dançar na segunda rodada e foi eleito o melhor em campo nas três oportunidades.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/iframe-tabela/gols-3d/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/iframe-tabela/gols-3d/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade