0

PM usa bombas de gás para conter manifestantes e atinge torcedores

15 jun 2013
12h15
atualizado às 15h36
  • separator
  • comentários

A Tropa de Choque entrou em confronto com manifestantes nas imediações do Estádio Nacional de Brasília na tarde deste sábado, horas antes da partida de inauguração da Copa das Confederações. Com bombas de gás lacrimogêneo e tiros de bala de borracha, a confusão causou tensão e tumulto no momento da chegada dos torcedores para a partida da Seleção Brasileira contra o Japão.

<p>Manifestantes gritam "sem violência" para Tropa de Choque da PM</p>
Manifestantes gritam "sem violência" para Tropa de Choque da PM
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

O protesto, que se iniciou por volta das 11h, reuniu cerca de 200 pessoas, segundo estimativas da polícia, contra o volume de gastos para a organização da Copa do Mundo de 2014. Até então pacífica e acompanhada por batalhão da cavalaria, a manifestação ficou violenta quando o grupo contornou um bolsão de isolamento criado pelas autoridades e se aproximou do local de entrada dos torcedores.

Houve confronto, com muitos lançamentos de bombas de gás lacrimogêneo e tiros de borracha. O tumulto provocou correria, o que fez com que os membros do protesto se misturassem aos torcedores, que se acumulavam para entrar no estádio. Durante a confusão, um sargento da polícia tentou orientar os que não estavam envolvidos. "Esse gás não é tóxico, é lacrimogêneo. Procurem não esfregar os olhos. Continuem entrando. A polícia está apenas contendo uma pequena manifestação", gritava às pessoas, com ajuda de um alto-falante. 

O confronto foi reiniciado em diversas oportunidades ao longo da tarde, a cada vez que os manifestantes tornavam a se aproximar do estádio, sempre envolvendo torcedores. Segundo a Polícia Militar, oito policiais da Rotam (Rotas Ostensivas Táticas Móveis) foram feridos por pedradas. Oito manifestantes foram detidos e encaminhados ao 5° DP do Distrito Federal, localizado próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha - alguns deles chegaram a ser propositalmente atropelados por policiais em motos enquanto tentavam escapar.

O balanço divulgado pela corporação indica que não há manifestantes feridos. A reportagem do Terra flagrou pelo menos duas pessoas com ferimentos causados por tiros de bala de borracha: um homem de 19 anos, acertado na perna esquerda, e uma mulher, que deixou o local em uma ambulância com machucado na cabeça. 

"Quando os manifestantes resolveram protestar invadindo o espaço reservado para o evento, acabou precisando que nós agíssemos de forma mais efetiva", disse o Coronel Jair Lobo, que comandou a ação. "Foi uma operação normal para o cenário que se apresentou naquele momento. Não foi um incidente grave, porque nós não registramos nenhum incidente com o torcedor. Em questão da gravidade, galguns manifestantes podem ter caído ou tropeçado durante o tumulto, mas são questões ainda a serem avaliadas", complementou.

Fifa é xingada antes de abertura da Copa das Confederações

Inicialmente munidos de cartazes e faixas, os manifestantes gritavam "Copa do Mundo eu abro mão. Quero dinheiro para saúde e educação". Com medo de que a polícia reagisse de maneira violenta, as centenas de pessoas passaram a gritar "sem violência", mostrando ser um protesto pacífico.

O protesto foi iniciado na avenida Eixo Monumental, que corta a cidade de leste a oeste, e fechou uma das principais vias da capital federal. Mobilizados pelas redes sociais nos últimos dias, deram início a uma caminhada de cerca de 2 quilômetros, chegando ao Estádio Mané Garrincha.

O governo do Distrito Federal divulgou uma nota no início da tarde afirmando que a segurança de todo Estado estará "garantida" durante a competição. Segundo a nota, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) reúne 25 órgãos, como as polícias e agências de fiscalização, e a Secretaria de Segurança Pública, que monitora a segurança de brasilienses e turistas 24 horas.

"Temos aqui representantes com poder decisório de 25 órgãos, o que garantirá uma respostas eficaz em tempo real caso ocorra qualquer problema", explicou Victor Nunes Feitosa Campos, delegado da Polícia Federal, e coordenador o centro.

"A polícia fez uso progressivo da força desde as primeiras horas da manifestação, garantindo atuação pacífica e o controle absoluto do movimento. Não será permitida a perturbação da ordem pública e nem qualquer tipo de ameaça à realização do jogo e ao público participante dessa grande festa para o Distrito Federal. Dessa forma, os torcedores que se encaminham ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha têm o acesso garantido normalmente", disse, em nota distribuída no início da tarde, o governo do DF.

A conflito desencadeado pela manifestação forçou o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, e o Comandante Geral da Polícia Militar do DF, Jooziel de Melo Freire, a canceleram a entrevista marcada inicialmente para as 14h30 e que abordaria as ações adotadas mediante o protesto próximo ao estádio. Ainda neste sábado eles devem se pronunciar sobre o assunto.

A Copa das Confederações tem início na tarde deste sábado, com o jogo entre Brasil e Japão, que será disputado às 16h (de Brasília), no Estádio Nacional mané Garrincha.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade