PUBLICIDADE

Atletismo

"Pontos cegos, avalanche e falta d'água"; veja vexames das novas arenas

27 mar 2013 - 11h21
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Engenhão foi interditado por falhas estruturais na cobertura</p>
Engenhão foi interditado por falhas estruturais na cobertura
Foto: Fernando Soutello/Agif / Gazeta Press

A interdição do Engenhão - estádio carioca que abriga os jogos de Botafogo, Flamengo e Fluminense, além de ser a sede do atletismo para a Olimpíada de 2016 - foi mais um capítulo em uma recente sina de novas arenas no Brasil. O local foi fechado por tempo indeterminado por apresentar, segundo a prefeitura do Rio, falhas estruturais na cobertura, e aumentou a lista de problemas dos estádios do País.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que três laudos técnico identificaram as falhas e deram respaldo para a decisão de fechar o principal estádio da cidade, já que o Maracanã passa por reformas para a Copa do Mundo de 2014. "Se nos derem uma solução que dure um mês, vamos aguardar esse tempo. Se levar um ano, vamos esperar isso", disse Paes.

O Comitê Olímpico Internacional se manifestou nesta quarta-feira, dizendo-se "absolutamente confiante" na capacidade do Rio de solucionar os problemas do estádio, inaugurado em 2007 e construído com R$ 380 milhões. Relembre outras dificuldades enfrentadas por arenas "jovens" do País.

Independência: 6 mil pontos cegos

Reinaugurado no dia 25 de abril de 2012, o tradicional Estádio Independência, em Belo Horizonte, teve o problema de 6 mil assentos com visibilidade comprometida - os chamados "pontos cegos". O problema na casa do América-MG, com capacidade para 25 mil pessoas, foram estruturas metálicas instaladas nas arquibancadas que obstruíam a visão dos torcedores sentados. Propostas para solucionar o problema foram vetadas por falta de segurança ou inviabilidade estrutural.

<p>Castelão foi o primeiro estádio da Copa a ser entregue</p>
Castelão foi o primeiro estádio da Copa a ser entregue
Foto: Getty Images
Castelão: confusão com ingressos

Primeiro estádio da Copa de 2014 a ficar pronto, o novo Castelão foi reaberto em 27 de janeiro de 2013 - mas os torcedores encontraram problemas antes mesmo da inauguração. A compra de ingressos para a rodada dupla da Copa do Nordeste foi cheia de desorganização e desencontros de informação, causando filas e irritação nas pessoas que foram buscar bilhetes para jogos de Ceará e Fortaleza. Já no dia dos jogos, o problema foi o acesso prejudicado ao estádio por conta de obras na avenida ao lado.

<p>"Avalanche" de gremistas derrubou grade da nova Arena</p>
"Avalanche" de gremistas derrubou grade da nova Arena
Foto: AFP
Arena Grêmio: "avalanche" derruba grade e fere 8

Na estreia da Arena Grêmio em jogos oficiais, a tradicional "avalanche" da torcida tricolor quase resultou em tragédia. Após um gol de Elano contra a LDU, em partida da fase preliminar da Libertadores, os gremistas fizeram sua comemoração característica e acabaram derrubando a grade de proteção da arquibancada, causando a queda de torcedores no fosso do estádio e deixando oito feridos. A "avalanche" foi definitivamente proibida na Arena após o episódio.

Mineirão: falta de água e bares fechados

A reabertura do Mineirão, em um clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG em 4 de fevereiro de 2013, também foi cheia de problemas. A água do estádio acabou no intervalo, e os bares fechados atrapalharam o torcedor que sentiu fome ou sede. Na arquibancada, a divisão entre setores não aconteceu, e pessoas que pagaram valores diferentes por seus ingressos assistiram ao jogo no mesmo local. A limpeza também deixou a desejar. Sede da Copa das Confederações, o Mineirão recebeu inspeções da Fifa posteriormente, que minimizou os problemas e confiou em melhorias no estádio.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projetos-e-obras-copa-2014/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projetos-e-obras-copa-2014/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade