PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Prefeitura garante entorno do Maracanã pronto para teste de sábado

24 abr 2013 - 17h17
(atualizado às 17h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Estádio do Maracanã receberá evento fechado como teste</p>
Estádio do Maracanã receberá evento fechado como teste
Foto: Reuters

Mesmo sendo um jogo apenas para 27.500 convidados, entre eles a presidente da República Dilma Roussef e o ex-presidente Lula, o jogo entre os amigos de Ronaldo e os amigos de Bebeto no próximo sábado, às 19h (de Brasília), o entorno do Maracanã está pronto para ser testado e usado para a Copa das Confederações. A garantia é da prefeitura que apresentou o plano de acesso ao local.

Ainda que não seja a abertura oficial (que será apenas no amistoso do dia 2 de junho entre Brasil x Inglaterra), a partida vai ser o primeiro teste para valer, principalmente pelos jogadores. No teste, haverá bloqueio das ruas próximas ao estádio, combate aos flanelinhas e vendedores ambulantes e um acesso especial para quem for ao jogo de metrô e trem - com interdição para veículos do viaduto Oduvaldo Cozzi, para facilitar a chegada e a saída de torcedores para as estações de trem metrô do Maracanã e São Cristóvão.

"O entorno estará fechado das 16h às 22h de sábado" confirmou o secretário de transportes Carlos Roberto Osório, representando o prefeito Eduardo Paes, que convocou a coletiva mas não compareceu. Além disso, valerá a proibição à venda e consumo de bebibas alcoolicas no entorno do estádio, de acordo com um decreto da prefeitura de 2009. O secretário de Ordem Publica, Alex Costa, garante que o decreto não contraria o pedido da Fifa de que a venda de bebida seja liberada em seus jogo oficiais, já que um de seus patrocinadores é a Brahma. "Dentro do estádio é uma coisa. Fora é por conta da prefeitura" disse Costa.

Aliás, a Fifa está por dentro do planejamento feito para a prefeitura. De acordo com o presidente da RioEventos, Leonardo Maciel, órgão responsável pelos grandes eventos da cidade nos próximos anos, há reuniões semanais entre as entidades para que todo o planejamento seja do mais alto nível. "Estamos bem adiantados em relação ao Mundial. Já planejamos esse jogo, temos mais uma data em maio com 60% da capacidade e depois o jogo do Brasil com o Maracanã com capacidade completa. Até a sinalização da cidade já está praticamente pronta e de acordo com o que pede a Fifa", disse Maciel.

Para o jogo de sábado, os convidados do Governo do Estado, da prefeitura, da Fifa, do Governo Federal, dos operários da obra e imprensa vão ter apenas dois portões de acesso: a rampa do Bellini e o portão da Torre de Vidro. De acordo com o secretário de conservação, Marcus Belchior, 80% das obras do entorno do estádio de acessibilidade e melhoria de vias a calçadas vão estar prontas até o jogo de sábado. "Até 27 de maio todas as obras vão estar prontas" garantiu. O secretário Municipal de Obras, Alexandre Pinto, disse que a única obra do entorno que vai faltar será o novo viaduto que vai ligar a área do Maracanã à Quinta da Boa Vista, previsto para ficar pronto no fim deste ano.

Leonardo Maciel evitou responder se não seria melhor o governo do Estado liberar o estádio para mais eventos, assim a prefeitura teria mais chances de testar o funcionamento do Maracanã. "Toda vez que houver algum evento vamos preparar uma operação. Mas por enquanto só temos essas datas" afirmou. O Governo abriu a possibilidade de mais uma data em maio e esta data está sendo disputada por Flamengo (que enfrentaria a Campinense pela Copa do Brasil), Fluminense (que joga a Libertadores) ou a Federação que luta para que as finais da Taça Rio e do Estadual sejam no novo Maracanã. "O Maracanã está perfeito para ser usado. Toda a programação está dentro dos conformes" disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade