PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Seleção deixa bola das Confederações de lado no início de preparação

31 mai 2013 - 06h14
(atualizado às 06h14)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Jogadores de linha da Seleção têm treinado com bola da Nike, que não será usada nas Confederações</p>
Jogadores de linha da Seleção têm treinado com bola da Nike, que não será usada nas Confederações
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Faltando 15 dias para a estreia na Copa das Confederações, a Seleção Brasileira deixa de lado a bola oficial da competição. A Cafusa, da Adidas, ficou "para escanteio" durante os dois primeiros dias de treinamento do time de Luiz Felipe Scolari no campo da Escola de Educação Física do Exército, na Urca. A equipe preferiu usar a Nike Maxim, fornecida pela sua patrocinadora.

<p>Apenas os goleiros têm usado a Cafusa</p>
Apenas os goleiros têm usado a Cafusa
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Enquanto os jogadores tinham mais de uma dezena das bolas que estão sendo utilizadas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro, competições da CBF, à disposição, apenas quatro Cafusas foram levadas para o gramado. E apenas os goleiros tiveram elas em mãos. Os trabalhos táticos comandados por Felipão foram feitos com a Maxim, que chama a atenção pela cor laranja, outrora incomum em uma partida de futebol em condições normais - na neve, no entanto, ela se destaca e é muito usada.

<p>Detalhe do modelo Maxim da Nike</p>
Detalhe do modelo Maxim da Nike
Foto: Mauro Pimentel / Terra

A CBF afirma que já recebeu as bolas oficiais da Copa das Confederações e que costuma comprar mais um carregamento. No entanto, a comissão técnica preferiu a bola da Nike porque ela será utilizada nos amistosos contra Inglaterra e França (também patrocinadas pela fornecedora de material esportivo americana).

A opção chama atenção porque as bolas utilizadas nas competições oficiais da Fifa costumam causar polêmica. Na última Copa do Mundo, na África do Sul, muitos jogadores reclamaram que a Jabulani, também da Adidas, fazia trajetórias diferentes das que estavam acostumados os atletas. Os goleiros foram os jogadores que mais sentiram diferença. A marca alemã é a principal concorrente da Nike.

Neymar faz golaço em treino da Seleção; veja:

Veja também: confira os convocados do Brasil para as Confederações

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade