PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Tropa de Choque contém manifestantes antes de duelo no Mineirão

17 jun 2013 - 15h42
(atualizado às 17h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestantes questionam gastos para Copa do Mundo
Manifestantes questionam gastos para Copa do Mundo
Foto: Diego Garcia / Terra

Cerca de 1 mil manifestantes organizaram um protesto nos arredores do Estádio Mineirão pouco menos de uma hora antes da partida entre Taiti e Nigéria, que será realizada às 16h (de Brasília) desta segunda-feira, em Belo Horizonte, pela primeira rodada da Copa das Confederações. A Tropa de Choque da Polícia Militar já está no local para tentar conter a manifestação.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

Com cartazes e faixas, os manifestantes gritavam "vamos subir para o Mineirão para pedir saúde e educação", em protesto contra os gastos para a Copa do Mundo 2014 e pedindo melhorias aos salários de professores e funcionários públicos.

Segundo informações da Polícia Militar, há um contingente de 3,5 mil policiais nas ruas da capital mineira. Porém, existe a possibilidade de outras 6 mil pessoas que protestavam na praça Sete se dirigirem para as ruas próximas ao Mineirão.

Logo pela manhã, a mesma praça Sete amanheceu repleta de faixas contra os gastos para a Copa. Em inglês e espanhol, os cartazes apareceram com pedidos para que turistas não fossem à capital de Minas Gerais. Para piorar a situação nos arredores, a Polícia Civil se encontra em greve e também se manifestou com cartazes.

No último sábado, cerca de 6 mil pessoas estiveram na praça Sete protestando contra o aumento das passagens de ônibus, porém, de maneira pacífica. Os jogos da Copa das Confederações têm sido marcados por protestos e confusões. Antes da partida contra o Brasil, no sábado, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, manifestantes entraram em confronto com a Tropa de Choque da Polícia Militar, que usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para conter a manifestação.

No jogo entre Itália e México, no domingo, a situação se repetiu e centenas de manifestantes voltaram a comparecer à porta do Maracanã para prostestar contra o dinheiro gasto com a Copa do Mundo e contra o aumento das passagens do transporte público. 

<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade