PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Após críticas, concessionária renova gramado do Maracanã para clássico

23 out 2013 - 18h56
(atualizado às 20h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Concessionária informou que pode repor gramada das áreas mais desgastadas quando é necessário</p>
Concessionária informou que pode repor gramada das áreas mais desgastadas quando é necessário
Foto: Divulgação

Para o clássico da noite desta quarta-feira, entre Flamengo e Botafogo, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil 2013, a concessionária que administra o Estádio Maracanã prometeu gramado renovado no espaço da grande área.

Segundo o vice-presidente de operações da concessionária Complexo Maracanã S.A., Sinval Andrade, desde a reinauguração para os clubes, em 21 de julho, o estádio recebeu 33 jogos, e o replantio já fazia parte do planejamento da administradora.

Assista ao gol do empate heroico do Vasco contra Botafogo:

"Em três meses, fizemos o equivalente a uma temporada europeia inteira. O replantio do gramado estava no nosso planejamento, não foi uma decisão em cima da hora. A fazenda onde é feito o cultivo já estava preparando a grama para fazermos o replantio conforme o programado. A vantagem de usar a grama em rolos é que podemos repor as áreas mais desgastadas quando é necessário", disse Andrade.

O goleiro Jefferson, do Botafogo e da Seleção Brasileira, reclamou no último domingo sobre a qualidade do gramado da grande área, em duelo contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro.

"A qualidade do gramado na área do gol está muito ruim, isso nos dois lados. Como pode um estádio novo estar com a grama assim, ainda mais o Maracanã. As pessoas que cuidam do estádio precisam ter um pouco mais de cuidado", reclamou Jefferson na ocasião.

<p>Administradores do Maracanã entendem que os cuidados com o gramado foram feitos corretamente</p>
Administradores do Maracanã entendem que os cuidados com o gramado foram feitos corretamente
Foto: Divulgação

Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Azeredo, da Greenleaf, empresa responsável pelo campo, a grama do tipo Bermuda Celebration é originária da fazenda de Saquarema, no Rio de Janeiro, e as técnicas utilizadas foram idênticas às da Copa das Confederações.

"Com a carga de jogos, o gramado está resistindo bem. A grama recebe trato diário, com equipamentos modernos e o nivelamento, que é o fundamental para o jogo, está mantido. A grande área sempre sofre muito, mas já tínhamos planejado a troca, preparando a grama na fazenda e a deixado na mesma altura e cor. O processo de replantio durou dois dias. Fizemos a colocação na segunda e, na terça, passamos o rolo para acertar o nivelamento, além de utilizar as luzes artificiais para estimular a grama a enraizar mais rápido. O gramado estará pronto para a partida de quarta-feira", explicou.

Alguns estádios novos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014 e que sediaram a Copa das Confederações, como o Mané Garrincha, vem sofrendo críticas de jogadores pela falta de cuidado e até de desníveis dos gramados.

<p>Goleiro Jefferson foi um dos principais críticos do gramado</p>
Goleiro Jefferson foi um dos principais críticos do gramado
Foto: Divulgação

Fonte: Artevista Comunicação, Assessoria e Empreendimentos Culturais Ltda - Especial para o Terra Artevista Comunicação, Assessoria e Empreendimentos Culturais Ltda - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade