PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Grêmio contesta decisão "individual" do Pleno do STJD

26 set 2014 - 14h24
(atualizado às 14h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Presidente do Grêmio, Fábio Koff contestou a decisão do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de retirar pontos do clube e, assim, eliminá-lo da Copa do Brasil por conta do "Caso Aranha". Koff criticou a forma veloz com que o julgamento foi realizado e afirmou que a sentença proferida pelos auditores não tem fundamentos do ponto de vista jurídico.

Presidente do Grêmio após eliminação do STJD: "decepcionado":

"A decisão me parece que careceu de fundamentos jurídicos. Me preocupa muito quando o julgador começa o voto falando em primeira pessoa. O julgamento não é de consciência individual, mas jurídica. Ele não tem que pensar nada, mas sim responder à lei”, criticou o mandatário gremista.

"O Grêmio vai sobreviver a este revés, pois é muito grande, maior que episódios dessa natureza. Foi um rigor que nunca vi. Não houve inquérito, a polícia ainda está procurando os responsáveis, mas fomos julgados preventivamente", reclamou.

STJD confirma eliminação do Grêmio da Copa do Brasil:

Koff também ressaltou que o Grêmio é um clube pioneiro nas práticas de combate ao racismo determinadas pela Fifa, e garante: o time tricolor vai ficar de olho a partir de agora em casos semelhantes que venham a ocorrer com outros clubes para cobrar uma punição tão rigorosa quanto a que sofreu. "Vamos aguardar e ver se outros inquéritos serão julgados com a celeridade e rigor com que o Grêmio foi julgado", prometeu o dirigente.

Condenado inicialmente com a pena de exclusão da Copa do Brasil, o Grêmio acabou sendo punido nesta sexta em segunda instância com a perda de três pontos, o que na prática significa a eliminação do torneio da mesma forma. A punição se deve ao fato de alguns torcedores terem proferidas ofensas racistas ao goleiro Aranha, do Santos, durante a vitória do time alvinegro sobre o rival tricolor, na Arena, por 2 a 0, no jogo de ida das oitavas de final.

A partida foi disputada em 28 de agosto. Com a punição ao Grêmio confirmada, o STJD decidiu que o jogo de volta, inicialmente marcado para a Vila Belmiro, está cancelado, e o time paulista automaticamente classificado para pegar o Botafogo na próxima fase.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade