PUBLICIDADE

Copa do Brasil

Palmeiras volta à Libertadores, encerra fila e "esquece" 6 a 0

11 jul 2012 - 23h58
(atualizado em 12/7/2012 às 04h08)
Compartilhar
Allan Brito

Números jamais conseguiriam traduzir o tamanho do sofrimento que os palmeirenses sentiram recentemente. Mas eles podem ajudar a explicar esse martírio: foram 13 anos sem um título de expressão nacional, quatro sem qualquer conquista e incontáveis fracassos vergonhosos. Porém, com o título da Copa do Brasil conquistado nesta quarta-feira, o time paulista voltará a disputar a Copa Libertadores. E mais: encerrou a fila de títulos, apagou derrotas dolorosas e trouxe alívio para a torcida que tanto sofreu neste século.

» Veja campanha, elenco e baixe pôster do campeão

» Palmeiras volta à Libertadores, encerra fila e supera 6 a 0

» Felipão acaba com jejum e confirma status de mito

O último título de expressão do Palmeiras foi conquistado em 1999, justamente na Copa Libertadores. E a volta do time à competição sul-americana acontecerá em um momento importante. Afinal, com o título do rival Corinthians, conquistado há uma semana, o Palmeiras é o único grande paulista que não foi campeão continental neste século - o Santos venceu a Libertadores em 2011, enquanto o São Paulo foi campeão em 2005. Encerrar essa fila será o novo desafio do Palmeiras, mas certamente será uma missão que todo palmeirense gostará de ter pela frente. Afinal, os jejuns que o time enfrentou ultimamente foram bem mais difíceis de aguentar.

Depois da Libertadores de 1999, o Palmeiras até venceu a Copa dos Campeões em 2000, a Série B em 2003 e o Campeonato Paulista em 2008. Mas foram títulos que representam pouco na história de um time tão grande. Nestas oportunidades o grito de "é campeão" foi gritado de forma desconfiada, até porque todos sabiam das dificuldades que o time teria para atingir uma conquista grande. A melhor oportunidade de conseguir isso veio em 2009, quando o Palmeiras liderou o Campeonato Brasileiro até a 33ª rodada. Porém, o título ficou com o Flamengo e a fila seguiu com o Palmeiras.

Pelo menos até esta quarta-feira. Pois, com a vitória sobre o Coritiba, o grito de "é campeão" saiu mais forte, motivado também por um sentimento de vingança. Afinal, não há palmeirense que esqueça de um jogo que aconteceu há pouco mais de um ano. Foi um vexame ampliado seis vezes, já que o time paranaense goleou de forma impiedosa a equipe paulista e se classificou para a semifinal da Copa do Brasil.

Foi uma vitória que fez lembrar de outros micos históricos que o Palmeiras acumulou recentemente, como a virada sofrida contra o Vasco em 2000; a eliminação diante do ASA na Copa do Brasil; a queda para a Série B em 2002, e o 7 a 2 aplicado pelo Vitória em 2003. Mas tudo isso agora são memórias que o palmeirense tem o direito de esquecer.

É hora de comemorar o título da Copa do Brasil e todos benefícios que virão com isso. Afinal, a participação na Copa Libertadores servirá como atrativo para o time fazer melhores contratações - algo que se tornou difícil, por causa dos casos recentes de confusão com a torcida. Mas agora não há mais motivo para qualquer agressão. O Palmeiras poderá, por exemplo, calcular o quanto sua receita aumentará em 2013 com a conquista da Copa do Brasil.

Palmeiras voltou a ser campeão nacional e disputará a Copa Libertadores de 2013
Palmeiras voltou a ser campeão nacional e disputará a Copa Libertadores de 2013
Foto: Giuliano Gomes / Gazeta Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade