PUBLICIDADE

Novo regulamento da Copa do Brasil tira gol fora de final

9 jan 2015 - 20h20
(atualizado em 10/1/2015 às 12h09)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Atlético-MG jogará por regras diferentes se chegar até a decisão em 2015</p>
Atlético-MG jogará por regras diferentes se chegar até a decisão em 2015
Foto: Buda Mendes / Getty Images

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta sexta-feira o regulamento definitivo da Copa do Brasil de 2015. Em comparação com a temporada passada, não houve grandes mudanças.

A principal diferença entre as edições anteriores é o formato da final. A decisão continuará sendo disputada em dois jogos, mas agora não há mais o gol fora de casa como critério de desempate. A Libertadores também é definida sobre esse formato. Diferente da competição continental, que conta com prorrogação em caso de empate no saldo de gols, porém, a decisão da Copa do Brasil será decidida nos pênaltis se houver igauldade de gols na soma dos dois jogos.

Em apenas quatro das vinte e sete finais realizadas até hoje, o resultado poderia ser diferente caso a regra já existisse desde a primeira edição. Em 1991, Grêmio e Criciúma empataram os dois jogos. Como o 1 a 1 foi no Olímpico e o 0 a 0 no Heriberto Hulse, a equipe catarinense levou o título. Grêmio x Flamengo (em 1997), Sport x Corinthians (em 2008) e Vasco x Coritiba (2011) poderiam ter campeões diferentes.

O torneio será realizado em formato de mata-mata desde o início até a decisão. Na quarta-fase, os 10 grupos que permanecerem vivos se juntam a aqueles que disputaram a Copa Libertadores da América (Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Atlético-MG e Corinthians) mais o Fluminense, sexto colocado no Campeonato Brasileiro de 2014.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade