0
Logo do Copa do Brasil
Foto: terra

Copa do Brasil

Sem inspiração, Grêmio se salva com volante e vence Ipatinga

4 abr 2012
21h29
atualizado em 5/4/2012 às 01h59

O Grêmio não conseguiu garantir nesta quarta-feira a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa do Brasil, mas obteve a vantagem para a partida de volta no Estádio Olímpico. Apesar do esquema defensivo colocado em campo por Vanderlei Luxemburgo no Estádio Ipatingão, o time gaúcho saiu de campo com uma vitória por 1 a 0 sobre o Ipatinga graças a um chute de fora da área do volante Léo Gago e agora poderá jogar por um empate para seguir adiante no torneio.

Atuando com um trio de zagueiros e mais três meio-campistas de marcação, sem um meia de ligação para a partida desta quarta-feira em Minas Gerais, o Grêmio levou pressão no primeiro tempo e só conseguiu sacramentar a vitória aos 27min da etapa final, com Léo Gago acertando um chute de longa distância para definir o marcador. No final, Marquinhos teve duas oportunidades para sacramentar o triunfo por 2 a 0, mas desperdiçou.

Grêmio e Ipatinga se enfrentarão novamente na próxima quarta-feira, também às 19h30 (de Brasília), mas no Estádio Olímpico Monumental, na partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Quem sair vencedor da série enfrentará nas oitavas de final quem passar do duelo nordestino entre o cearense Fortaleza e o pernambucano Náutico.

Antes do segundo confronto com o Ipatinga, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo volta a campo neste domingo, pela última rodada da primeira fase da Taça Farroupilha. Garantido na liderança do Grupo 2 com 15 pontos, o Grêmio receberá no Olímpico o Caxias, campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, que precisa da vitória para ir às quartas de final da segunda etapa do Estadual.

Esquema defensivo e problemas na criação

Luxemburgo apostou em uma escalação diferente para o Grêmio nesta quarta-feira, com três zagueiros, três volantes e apenas um atacante de origem. Assim, o meia Bertoglio encontrava dificuldades para organizar as jogadas ofensivas e facilitava para a defesa do Ipatinga.

A primeira oportunidade mais contundente dos gaúchos, que poderiam até eliminar a partida de volta caso vencessem por dois gols de diferença, saiu aos 18min de bola rolando: após contragolpe, Bertoglio passou para Fernando, e o meio-campista chutou com perigo, mas ao lado da trave.

O poder ofensivo tricolor ficou ainda mais comprometido quando a principal referência no ataque à disposição de Luxemburgo deixou o gramado logo aos 21min de jogo. Com dores musculares, Marcelo Moreno foi substituído por André Lima. Enquanto isso, o Ipatinga crescia na partida e passava a dar trabalho para a zaga visitante. Victor, assim, passou a ter trabalho e fez duas boas defesas para manter o placar zerado até o intervalo: primeiro com Gedeon, aos 31min, e depois com Jonatas Obina, aos 39min.

Ameaça de bomba e gol salvador

O Grêmio voltou melhor para o segundo tempo, arriscando mais nos chutes de longa distância. Mas, nos minutos iniciais, outro fator chamou a atenção: um objeto atirado das arquibancadas em campo na área de Victor. A arbitragem, temendo um suposto explosivo, paralisou a partida e pediu para que policiais retirassem o artefato do gramado. Tratava-se apenas de um pacote de papel.

Para o decorrer da etapa, Luxemburgo apostou na troca de Bertoglio por Leandro, mas os chutes de fora da área continuaram como a principal arma gremista na partida. Foi assim que Léo Gago conseguiu marcar o único gol da partida em Minas Gerais: aos 27min, o volante recebeu passe de Fernando com liberdade e arriscou de perna esquerda e acertou um chute forte, baixo, sem chances para a defesa de Bruno.

Com a vantagem, Luxemburgo optou por valorizar a posse de bola e colocou no jogo o meia Marquinhos, que substituiu André Lima - o atacante, que havia entrado no primeiro tempo, saiu desgostoso de campo. Seu substituto teve duas grandes oportunidades de garantir a classificação tricolor, mas perdeu ambas: aos 44min, quando chutou em cima do marcador, e aos 46min, ao acertar na trave.

Os mineiros também tiveram boa oportunidade de empatar. Everton tentou de fora da área aos 41min e a bola passou rente ao ângulo do gol de Victor, com muito perigo. Agora, as duas equipes retornam a campo dentro de uma semana, com o Grêmio jogando por pelo menos um empate para seguir adiante na Copa do Brasil.

Ficha técnica

IPATINGA 0 x 1 GRÊMIO

Gols
GRÊMIO:
Léo Gago, aos 27min do 2º tempo

IPATINGA: Bruno; Gedeon (Fabinho), Cláudio Luiz, Azevedo e Bruninho; Leanderson, Everton, Leandro Brasília e Wellington Bruno (Kaká); Laécio e Jonatas Obina (Moisés)
Treinador: Ney da Matta

GRÊMIO: Victor; Naldo, Werley e Vilson; Gabriel, Fernando, Souza, Léo Gago e Julio Cesar; Bertoglio (Leandro) e Marcelo Moreno (André Lima e depois Marquinhos)
Treinador: Vanderlei Luxemburgo

Cartões amarelos
IPATINGA: Cláudio Luiz e Azevedo

Árbitro
Diego Pombo Lopes

Local
Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)


Léo Gago garantiu a vitória ao Grêmio nesta quarta
Léo Gago garantiu a vitória ao Grêmio nesta quarta
Foto: Sérgio Roberto / Futura Press
Fonte: Terra
publicidade