PUBLICIDADE

Copa do Mundo

África do Sul descarta ameaças terroristas na Copa

13 mai 2010 - 09h18
(atualizado às 09h43)
Compartilhar

As investigações da polícia sul-africana não identificaram nenhuma ameaça terrorista planejada contra a Copa do Mundo, mas por via das dúvidas as forças de segurança afirmam que estão preparadas e nesta quinta-feira realizaram uma simulação de luta antiterrorista no aeroporto de Durban.

"Estamos prontos para proteger aos visitantes", resumiu o comissário da polícia, o general Bheki Cele, depois que um grupo de agentes encenasse uma tentativa de sequestro de um avião diante da imprensa local.

Segundo Cele, não há necessidade de temer às ameaças terroristas feitas ao Mundial. No último mês, descobriu-se que a organização Al Qaeda estaria planejando um atentado em uma partida entre os Estados Unidos e Inglaterra, durante a primeira fase.

Cele disse que será dada uma atenção especial a essa partida, assim como a todas as que disputarem as seleções de outros seis países, considerados de alto risco em assuntos de segurança. O militar, no entanto, não disse quais seriam as outras nações.

A mensagem tranquilizadora de Cele ocorre depois de um ano de medidas antiterroristas, no qual várias unidades da polícia demonstraram como se comportariam em caso de tentativa de sequestro de um avião comercial e da tomada de reféns durante o campeonato.

A simulação contou com sequestradores, reféns, negociadores e até helicópteros. A África do Sul desenhou um plano de segurança, no qual estão plenamente envolvidas as Forças Armadas, que recebeu o apoio da Interpol e de todos os países participantes do Mundial.

Pelo menos 46 mil policiais estarão nas nove cidades sedes para proteger às equipes, às autoridades e aos torcedores.

A polícia da África do Sul realizou treinamento para conter ameaças na Copa do Mundo
A polícia da África do Sul realizou treinamento para conter ameaças na Copa do Mundo
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade