PUBLICIDADE

Copa do Mundo

África do Sul investiga gastos públicos com ingressos da Copa

7 jul 2010 - 15h11
(atualizado às 15h30)
Compartilhar

O ministro das Finanças da África do Sul e o auditor-geral irão investigar a compra de ingressos da Copa do Mundo de parte de agências governamentais em meio a temores de "gastos excessivos", informou o ministério nesta quarta-feira.

Pravin Gordhan, que tenta aplicar uma disciplina fiscal nos ministérios da maior economia africana, disse a funcionários do governo em maio que não desperdiçassem em ingressos do Mundial.

Mas empresas estatais em dificuldades gastaram 110 milhões de rands (14,3 milhões de dólares) em ingressos para os jogos, de acordo com as respostas fornecidas a um questionário parlamentar, enfurecendo sindicatos trabalhistas e desencadeando acusações de ganância por parte dos executivos.

"Se por um lado pode haver razões legítimas para comprar ingressos para incentivar empreendimentos públicos e setores do governo, surgiu uma preocupação sobre que ações podem ser adotadas caso o auditor-geral declare os gastos como desperdício", declarou o Ministério das Finanças em comunicado.

"O ministério reitera seu pedido para que os servidores civis se mostrem à altura de seu compromisso moral com os cidadãos e que exercitem contenção e discernimento no uso de fundos públicos", acrescentou.

Os sindicatos apontam o desperdício com ingressos como prova de que empresas governamentais podem arcar com o aumento de salários duas vezes acima da inflação exigido pelos empregados.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Funcionárias dão últimos ajustes no Estádio Soccer City, em Johannesburgo, palco da final da Copa, no próximo domingo; última partida no estádio foi Uruguai x Gana, pelas quartas de final
Funcionárias dão últimos ajustes no Estádio Soccer City, em Johannesburgo, palco da final da Copa, no próximo domingo; última partida no estádio foi Uruguai x Gana, pelas quartas de final
Foto: AP
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade