PUBLICIDADE

Copa do Mundo

África procura conquistar a primeira Copa da história

4 jun 2010 - 14h29
(atualizado às 15h13)
Compartilhar

A África espera, na primeira Copa do Mundo que se realiza no continente, passar pela primeira vez das quartas de final, o mais longe a que chegou até agora com os Camarões em 1990 e o Senegal em 2002.

Em 27 de maio de 1934, no Partenopeo de Nápoles, na segunda edição da Copa, a África estreava nas oitavas, mas com a derrota do Egito por 4 a 2 para a Hungria. O país, que então era protetorado britânico, chegou a empatar por 2 a 2 antes de cair.

Quarenta anos depois, na Alemanha, em 1974, a África voltou a marcar presença em uma Copa do Mundo, desta vez graças ao Zaire, atual República Democrática do Congo. Não houve sucesso, no entanto, porque a seleção não marcou nenhum ponto e ainda por cima levou 14 gols em três jogos.

A sorte mudou quatro anos depois, quando a Tunísia foi responsável pela primeira vitória de uma seleção africana em uma Copa, com um 3 a 1 sobre o México, depois de um gol contra. Os africanos chegaram a empatar sem gols com a Alemanha Ocidental, mas não passaram da fase inicial.

O progresso da África continuou no Mundial seguinte. A Argélia, na Espanha, fez 2 a 1 na Alemanha Ocidental. O líder dos argelinos, naquela altura, em 1982, era Rabah Madjer.

Os argelinos chegaram a bater o Chile, por 3 a 2, mas caíram diante da Áustria por 2 a 0. Um suposto acerto entre esta última seleção e a Alemanha deixou a Argélia fora do Mundial, já uma simples vitória de 1 a 0 dos europeus seria o suficiente para os dois países se classificarem.

Nesse mesmo mundial, Camarões do goleiro Thomas Nkono, terminou a primeira fase com três empates, com Peru, Polônia e Itália, mas não passou daí, por ter saldo de gols menor que os italianos, que no fim das contas acabaram com o título.

No Mundial seguinte, no México em 1986, o Marrocos conseguiu fazer uma equipe africana passar da primeira fase, o que por pouco Camarões e Argélia não haviam conseguido.

Os marroquinos do goleiro Ezaki Badou empataram sem gols com Polônia e Inglaterra e fizeram 3 a 1 em Portugal, mas depois caíram nas oitavas diante da Alemanha, com um único gol, de Lothar Matthaus, aos 42min do segundo tempo.

O mais importante jogo para a África em uma Copa foi na Itália de 1990; Camarões a sete minutos da final ganhavam de 2 a 1, mas perderam de 3 a 2 para a Inglaterra na prorrogação.

Antes o time de Roger Milla havia feito 1 a 0 na Argentina e chegado à ponta do grupo, além de eliminar os colombianos nas oitavas de final por 2 a 1.

No Mundial que os Estados Unidos sediaram em 1994, a Nigéria caiu nas oitavas diante da Itália, que ganhou por 2 a 1. A seleção esteve perto de passar de fase, já que ganhavam por 1 a 0 até os 43min do segundo tempo, mas deixou Roberto Baggio empatar. O algoz viria a marcar mais uma vez, na prorrogação.

Na França, na Copa seguinte, a Nigéria foi a única seleção africana a passar da fase inicial, depois de surpreendentemente fazer 3 a 2 na Espanha na fase de grupos, para depois deixar a luta pelo título com um 4 a 1 da Dinamarca.

Na Copa de 2002, que se dividiu entre Coreia do Sul e Japão, o Senegal, exatamente como Camarões haviam feito com a Argentina em 1990, venceram a França por 1 a 0 na partida de estreia. A seleção africana tinha um treinador francês, Bruno Metsu, e quase todos os atletas jogavam para o futebol europeu.

O Senegal, assim como Camarões, também chegou às quartas, mas perdeu para a Turquia com um gol de ouro.

Na Alemanha de 2006 houve a estreia de Gana, que passou da fase inicial com 2 a 1 sobre os Estados Unidos e 2 a 0 sobre a República Tcheca, para depois levar 3 a 0 do Brasil nas oitavas.

Em 2010, a África entra em campo com Costa do Marfim, Gana, Camarões, Nigéria e Argélia, porém agora com menos esperanças, já que Didier Drogba, uma das estrela da competição, tem chances de ficar de fora do Mundial por causa de uma fratura no antebraço.

Parreira tem a missão de comandar a seleção anfitriã
Parreira tem a missão de comandar a seleção anfitriã
Foto: EFE
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade