PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Alemães rejeitam proposta para vender polvo Paul à Espanha

15 jul 2010 - 19h57
(atualizado às 21h05)
Compartilhar

O polvo Paul, mundialmente célebre pela precisão dos seus palpites durante a Copa do Mundo da África do Sul, ficará na Alemanha apesar de uma proposta espanhola para adquirir o "guru", disse na quinta-feira o aquário Sea Life, de Oberhausen, onde vive Paul.

Dezenas de zoológicos de toda a Espanha manifestaram interesse em receber Paul, que acertou os oito resultados em que "palpitou", inclusive a vitória espanhola sobre a Alemanha, na semifinal, e sobre a Holanda, na final.

O polvo dava seus palpites ao escolher entre dois mexilhões que lhe eram oferecidos dentro de caixas transparentes, com as bandeiras dos países que fossem se enfrentar naquela rodada. Depois dos primeiros acertos nos jogos da Alemanha, as previsões passaram a ser transmitidas ao vivo pela TV.

Paul tem 2 anos e meio, idade avançada para um polvo, o que não desanimou os interessados. O zoólogico de Madri disse que está disposto a elevar sua oferta, embora a quantia não tenha sido revelada. O aquário de Palma de Mallorca também manifestou interesse.

Mas Tanja Munzig, porta-voz do Sea Life, negou estar em contato com o zoológico de Madri. "Não sabemos nada sobre uma troca de Paul por outro animal ou que vá ao zoológico de Madri por uma quantia de transferência".

Mais receptiva foi a porta-voz em relação à homenagem prestada pela localidade galega de Carballino, que nomeou Paul cidadão honorário.

Ela disse que o prefeito de Carballino - terra que organiza anualmente uma "Festa do Polvo", servindo o típico polvo à galega - irá na semana que vem a Oberhausen entregar uma placa e uma estatueta ao mais novo ídolo espanhol.

Será mais um item para a coleção de troféus de Paul, que já ganhou uma réplica da Copa do Mundo.

Polvo Paul tem aposentadoria anunciada:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade