PUBLICIDADE

Copa do Mundo

América do Sul "faz estrago" e já tem melhor início em Copas

21 jun 2010 - 21h53
(atualizado às 21h56)
Compartilhar
Dassler Marques

Em dez jogos já disputados, as seleções que representam a América do Sul atingiram seu melhor início na história das Copas do Mundo. No total, foram oito vitórias e dois empates, índice jamais alcançado pelo continente em outros Mundiais.

Até aqui, o melhor início da América do Sul em uma Copa do Mundo, considerando as duas primeiras rodadas, havia sido em 1970, no México. Depois de seis jogos, o continente somava cinco vitórias e um empate. Daquela vez, Brasil, Uruguai e Peru avançaram à segunda fase, o que passa a ser o grande desafio para as nações sul-americanas na África do Sul.

O Brasil já está garantido e a Argentina tem chances absolutamente remotas de não avançar. Paraguaios e uruguaios lideram os seus grupos e dificilmente perdem a classificação. Também líder, o Chile precisa empatar com a Espanha em seu último jogo para não depender do que acontecerá entre Suíça e Honduras.

Se colocar todos os seus cinco representantes entre os 16 finalistas, a América do Sul irá quebrar outro recorde. Os Mundiais em que o continente obteve 100% de aproveitamento em classificações foram: 1998, 1990, 1986, 1978, 1970 e 1954. Nunca o número de países a avançar, porém, foi tão alto.

Europeus em baixa

Eslovênia e Holanda são os únicos europeus a liderarem seus grupos. É verdade que ainda há muito a se definir, mas a história das Copas mostra que, se o torneio é jogado fora da Europa, seus representantes têm dificuldades.

Até hoje, em oito Copas disputadas fora da Europa, nenhum país do continente levantou a taça. Pior: só em duas ocasiões as semifinais tiveram mais de dois europeus. Ocorreu em 1986 e em 94, quando argentinos e brasileiros, respectivamente, foram campeões.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Chilenos festejam gol contra Suíça: oitava vitória sul-americana em 10 jogos
Chilenos festejam gol contra Suíça: oitava vitória sul-americana em 10 jogos
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade