PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Após 624 minutos, Gyan faz 1º gol de atacante na Copa 2010

13 jun 2010 - 13h33
(atualizado às 14h17)
Compartilhar
Dassler Marques

Nada de Lionel Messi, Wayne Rooney, Diego Forlán ou Nicolas Anelka. O primeiro gol de um atacante na Copa do Mundo de 2010 saiu do pé direito de Asamoah Gyan no triunfo sobre a Sérvia, por 1 a 0, neste domingo, no Loftus Versfeld Stadium, em Pretória. O fato não seria tão relevante se não tivessem sidos necessários 624 minutos de bola rolando para um jogador de área conseguir balançar as redes na competição.

No total, já haviam acontecidos seis jogos, além de terem transcorridos 84 minutos no competitivo e pouco vistoso jogo entre Gana e Sérvia. O gol de Asamoah Gyan surgiu de pênalti após um vacilo de Kuzmanovic: em bola cruzada na área, o volante da Sérvia colocou a mão na bola e ofereceu a vitória para os ganenses.

Até o ganense Asamoah Gyan marcar, outros atacantes haviam passado perto de fazer gol. Giovani dos Santos, do México, acertou chute de longe e viu a bola passar perto do gol sul-africano na abertura da Copa. No empate contra a França, o uruguaio Diego Forlán exigiu grande defesa de Lloris em finalização de longa distância. Lionel Messi, da Argentina, travou um duelo quase individual com o goleiro nigeriano Enyeama, melhor em campo no confronto de sábado.

Na Copa 2006, já na estreia os atacantes haviam marcado: Klose fez dois para a Alemanha e Wanchope descontou para Costa Rica. Em 2002, um homem de área marcou no segundo jogo: Tomasson fez os dois gols da Dinamarca em triunfo sobre o Uruguai. Em 98, nenhum jogador da posição fez na vitória brasileira sobre a Escócia, mas o marroquino Abdeljalil Hadda marcou no empate entre seu país e a Noruega.

O último gol de um atacante em Copas havia sido de Nuno Gomes na derrota de Portugal para a Alemanha, aos 43min do segundo tempo, na disputa de terceiro lugar do Mundial 2006.

Os gols da Copa do Mundo:

Tshabalala (AFS) - meia esquerda - África do Sul 1 x 1 México

Rafa Márquez (MEX) - volante - África do Sul 1 x 1 México

Lee Jung Soo (COR) - zagueiro - Coreia do Sul 2 x 0 Grécia

Ji Sung-Park (COR) - meia esquerda - Coreia do Sul 2 x 0 Grécia

Heinze (ARG) - lateral esquerdo - Argentina 1 x 0 Nigéria

Gerrard (ING) - volante - Inglaterra 1 x 1 Estados Unidos

Dempsey (EUA) - meia esquerda - Estados Unidos 1 x 1 Inglaterra

Koren (ESL) - volante - Eslovênia 1 x 0 Argélia

Sérvia 0 x 1 Gana: Veja animação de gols em 3D:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade